Em coletiva de imprensa realizada hoje (13), a Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo) e o Airbnb assinaram um memorando de entendimentos com o objetivo a cooperação mútua para desenvolvimento e crescimento do setor no estado, principalmente no Litoral Norte. Na cerimônia, estiveram presentes Roberto de Lucena, secretário de Turismo; Ricardo Roman Jr., presidente da ABIH-SP; Fiamma Zarife, diretora geral do Airbnb na América do Sul; Ana Cristina Clemente, coordenadora de Turismo da Setur-SP; e Luciane Leite, secretária executiva no órgão de turismo.

“A partir dos dados trabalhados pelo Airbnb, conseguimos entender toda a demanda turística. São dados que nos ajudam nas campanhas de fomento ao setor, entre outras estratégias. Por exemplo, São Paulo é o estado com maior demanda doméstica, e esse é um insight que nos ajuda bastante nessas ações”, explica Ana Cristina.

“A partir desses dados, passamos a planejar rotas, roteiros, atrações, para que isso possa ser promovido pela hotelaria, um dos nossos principais vetores, as agências, OTAs, entre outros atores importantes no turismo”, complementa.

Parceria

Durante o encontro, foi apresentado um planejamento estratégico visando a retomada do turismo na região. “Estamos aqui celebrando essa parceria, e para nós é motivo de muita felicidade poder pensar em estratégias para revitalizar o turismo no Litoral Norte do estado, provendo experiências que sejam únicas e tragam benefícios para a economia e a comunidade”, pontua Fiamma.

“As atividades do Airbnb trazem benefícios econômicos para o estado de São Paulo. Isso porque nossos hóspedes não gastam só nas acomodações, mas também em transporte, alimentação, entre outros segmentos, que contribuem diretamente para o nosso crescimento econômico”, complementa a diretora da empresa, reforçando que a iniciativa faz parte do programa #RotasAirbnb.

Segundo o Airbnb, mais de 100 cidades brasileiras tiveram sua primeira hospedagem da plataforma desde o início da pandemia. “Isso é emblemático. O Brasil é um dos mercados mais importantes para nós, o que é uma grande oportunidade que temos, já que São Paulo é um destino importantíssimo, que recebe milhares de turistas, seja de lazer, seja a negócios”, ressalta Fiamma.

Por fim, Lucena reafirmou a importância da parceria. “No início deste ano, uma tragédia marcou o Litoral Norte, que foi muito atingido pelas chuvas. O momento é de reconstrução, de criar estratégias para abraçar essa região, tão querida pelo povo paulista”, diz o secretário.

Setur-SP - Roberto_de_Lucena

Secretário ressalta importância de iniciativas conjuntas para fomentar o setor

 

“São ações como essa que nos motivam. Essa iniciativa irá fortalecer o fluxo turístico da região e com certeza se tornará um case para o setor como um todo. Viva o Litoral Norte, que é o nosso litoral forte”, finaliza o gestor da Setur-SP.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News