Um dos efeitos da pandemia foi o aumento na quantidade de pessoas que compram online. Por isso, saber quais ferramentas são relevantes para promover seu hotel na internet e como ativá-las tornou-se uma necessidade ainda maior. Como um dos motores de busca mais populares, o Google constantemente elabora novas funcionalidades para aprimorar as soluções disponíveis para hoteleiros, mas também é importante saber aproveitar ao máximo as soluções já existentes.

Em artigo recente, o Hotel News Resource apresenta algumas das ferramentas, tanto gratuitas, quanto pagas, do Google.

Os principais serviços pagos que podem te ajudar no aumento das reservas diretas são:

  • Campanhas com Google Hotel Ads:
    • Facilita a atração de reservas diretas, exibindo a tarifa oficial diretamente no perfil do seu hotel no Google.
    • Existem duas opções de tarifa a serem pagas para a geração de campanhas. A primeira é o CPC (Custo por clique), em que você define um método de lance fixo por noite ou uma porcentagem do preço do seu quarto. Este é um método de lance manual com um alto nível de detalhe e granularidade. Isso significa que você especifica o valor que está disposto a pagar por cada clique no seu anúncio.
    • Já no CPA (Custo por aquisição), você paga uma comissão na data da compra ou na data da estadia. Este é um método de lance automático baseado no desempenho do seu anúncio. Em vez de pagar por cliques, no CPA você paga por reservas confirmadas. O sistema ajusta automaticamente os lances para maximizar o número de aquisições ao manter o custo dentro dos limites definidos. O CPA é orientado para resultados, garantindo eficiência no uso do orçamento de publicidade.
  • Investir em publicidade nos motores de busca (SEA):
    • O SEA representa a compra de links patrocinados por palavras-chave em motores de busca.
    • Existem três formas de investir em SEA, sendo elas proteção de marca, genérico e display. Na primeira, o objetivo é proteger o nome do seu hotel. Essas campanhas permitem que você compre o nome da sua marca e envolve a aquisição do seu próprio nome como palavra-chave em campanhas de anúncios pagos, garantindo que, quando os usuários pesquisarem pelo nome do seu hotel, eles se deparam com seus anúncios, em vez de anúncios de terceiros.
    • O objetivo das campanhas genéricas é aumentar sua visibilidade ao licitar em determinadas palavras-chave e consultas amplas, facilitando a ascensão do seu empreendimento nos resultados de pesquisas como “hotel + destino” ou “hotel + serviço + destino”.
    • Por fim, campanhas de display são anúncios em banner exibidos em sites parceiros na rede do Google. As campanhas de display visam aumentar a visibilidade da sua marca através de elementos visuais, alcançando uma audiência mais ampla em sites relevantes. Esses anúncios podem incluir imagens atraentes e informações visuais para cativar os usuários e direcioná-los ao seu hotel.

E as ferramentas gratuitas? 

O Google também dispõe de algumas ferramentas gratuitas que aumentam sua visibilidade sem custo adicional. São elas:

  • Usar os links de reserva gratuitos:
    • São links livremente acessíveis que exibem sua tarifa oficial na categoria “Todas as Opções” no perfil do seu hotel no Google.
    • Esses links orgânicos promovem as tarifas do seu site oficial no Google, aumentando a visibilidade do seu hotel.
    • É importante implementar as práticas recomendadas, como ter uma página de destino atraente e simplificar o processo de compra.
  • Criar um perfil empresarial no Google Business Profile:
    • Anteriormente conhecido como Google My Business, é a identidade do seu hotel no mecanismo de pesquisa.
    • Otimize seu perfil adicionando todas as informações comerciais, um link para seu site e listando serviços adicionais.
    • Melhore a visibilidade local e incentive avaliações e comentários de hóspedes, é importante que os visitantes sintam segurança na qualidade do serviço.
  • Aproveitar as ferramentas de análise:
    • O Analytics 4 é essencial para rastrear o desempenho online, substituindo o Universal Analytics. A ferramenta analisa visitantes do seu site, coletando dados online para entender a jornada do cliente.
    • Além disso, o mecanismo dispõe do Google Travel Insight, que coleta e analisa tendências de viagem com base em regiões globais e fornece informações em tempo real com base em dados coletados por meio de pesquisas no Google.
  • Planejar o Desempenho de Campanhas Publicitárias com o Performance Planner:
    • Ajuda a ajustar campanhas publicitárias no Google Ads, fornecendo previsões mensais e trimestrais.
    • Baseado em bilhões de consultas de pesquisa, simula métodos de lance relevantes.

(*) Crédito da foto: jannoon028/Freepik