Uma relacionamento de 16 anos chegou ao fim, pelo menos no letreiro que fica na fachada. Inaugurado em dezembro de 2016, o (agora antigo) Sofitel Jequitimar Guarujá deixou de usar a bandeira da Accor. A relação comercial, contudo, prossegue entre as duas empresas, com a propriedade da família de Silvio Santos ainda integrada ao sistema de distribuição e ao programa de fidelidade da operadora francesa. Com o fim do casamento, o empreendimento passa a se chamar Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor.

Essas e outras informações foram compartilhadas ontem (22) à noite por João Carlos Pollak, em evento promovido pelo resort na capital paulista. Segundo o gerente geral da propriedade, situada na Praia de Pernambuco, a mudança tem relação com o desejo da família Santos em dar uma conotação mais brasileira ao produto. “Com a reestruturação das marcas da Accor, a bandeira Sofitel tem um perfil mais francês. Neste momento, os investidores preferiram ter maior flexibilidade na operação”, explica.

Pollak destaca ainda que a propriedade prepara um programa de investimentos, que inclui uma nova tecnologia de acesso nas portas dos quartos, troca das TVs e reforma de áreas comuns, entre outros pontos. “Independentemente da mudança, nossa obrigação hoje é entregar aos nossos hóspedes uma experiência que vai além do que, em teoria, a marca Sofitel entrega”, afirma. “Estamos implementando outras mudanças também, como por exemplo, um modelo de pensão completa, com bebidas não alcóolicas inclusas, o que era uma demanda dos hóspedes”, completa.

Mesmo diante das transformações em curso, o gerente geral do Jequitimar Guarujá Resort & Spa – que desenvolveu uma marca nova – destaca que 2022 tem sido muito positivo. “Fecharemos o ano com receita recorde e alta acima de dois dígitos frente ao ano passado. Para dezembro, por exemplo, já temos garantido um faturamento recorde”, comenta Pollak. “O Réveillon está excelente, mas há espaço para mais vendas. Já o Natal ultrapassou a ocupação do ano passado. Acredito que seja um efeito do fim da pandemia, com as pessoas querendo celebrar em família novamente”, acrescentou Roberta Osório, recém-incorporada ao time comercial do resort.

Orçamento 2023

Mesmo com ano recorde, Pollak vê espaço para mais crescimento no ano que vem. “Orçamos dois dígitos de expansão frente a 2022 e 2019, mas entendemos que haverá desafios macroeconômicos. Nosso plano é elevar a receita pelo aumento da diária média e crescer nossas margens com controle rígido de custos e uma estratégia bem em linha com o que fizemos neste ano”, destaca o gerente geral.

Casamento - Accor e Jequitimar_Pollak e Roberta

Pollak e Roberta: orçamento agressivo para 2023

“Apostamos em uma boa alta temporada, até em função das passagens aéreas estarem caras. Agora, somos um resort de eventos e já temos elevada procura para janeiro, fevereiro e março. São indicações positivas, portanto, mas vamos ver o que acontece a partir do segundo trimestre”, acrescenta o executivo.

Roberta, por sua vez, destaca a força comercial da Accor e importância da manutenção da parceria. “Hoje, a participação dos canais diretos nas vendas é de 80%, com boa parcela de contribuição do programa ALL. Queremos manter os canais intermediários com esse share, até porque eles são importantes para a baixa temporada”, explica.

Por fim, Pollak destaca os ensinamentos gerados pela pandemia, uma lição de casa que fica para 2023. “Vimos que havia muita gordura para cortar em termos de custos, como era antigamente. Nossa maior rentabilidade vem daí. Outro dever de casa é deixar o tarifário ajustado aos valores presentes. O momento é outro e precisamos seguir corrigindo a diária média. Acredito que os hotéis que não se preocuparem com isso terão mais dificuldades daqui para frente”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News