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O ano de 2023 foi  agitado para o cenário musical no Brasil. Dezenas de shows e festivais marcaram presença no calendário das grandes cidades brasileiras, o que envolve desde o lançamento de novidades, como o festival The Town, até novas edições de atrações já queridas pelo público, como o Lollapalooza; além de shows de estrelas internacionais, como Paul McCartney, The Weekend e Taylor Swift. E independente da quantidade de apresentações, uma coisa é certa: não faltou público para comparecer aos eventos musicais.

Diante de tamanho frenesi, os efeitos econômicos dessa onda de entretenimento têm impacto para além dos palcos. Afinal, quem viaja para conferir o show imperdível da banda preferida, precisa pensar também em comprar passagens, reservar hospedagens, conhecer restaurantes e bares locais, visitar pontos turísticos, etc.

Veja o fenômeno do The Town, por exemplo. O novo festival, realizado em setembro, em São Paulo, registrou um impacto financeiro de R$1,7 bilhão na cidade, segundo dados da organização do evento, da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da prefeitura de São Paulo.

“Neste cenário, não posso deixar de destacar a grande oportunidade de negócios gerada por estes eventos para o setor hoteleiro. O segmento, que já está acostumado com uma maior ocupação em grandes datas, como feriados, férias escolares e eventos corporativos, pode se beneficiar grandemente do agendamento de shows e festivais na cidade, representando uma boa chance de incremento na receita e na taxa de ocupação”, avalia Claudio Cordeiro, diretor de Produtos de Hotelaria da TOTVS.

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Hotéis devem investir em venda direta, salienta Cordeiro

Gerando atratividade

Uma boa opção para atrair e conquistar os fãs viajantes é investir na venda de pacotes promocionais, em parceria com agências de turismo. Muitos hóspedes preferem contratar soluções que englobam mais de um serviço, como passagens e hospedagem. Além do apoio oferecido pelas agências naturalmente atrair os turistas, tais pacotes costumam também oferecer preços mais competitivos. Esse é um bom caminho para colocar seu hotel na rota dos consumidores.

“Também costumo destacar que é importante que os hotéis invistam em canais de vendas direta. Além da otimização de custos, uma vez que não é necessário pagar taxas a terceiros, estes canais também são uma excelente oportunidade para estreitar laços com os hóspedes e oferecer uma experiência mais personalizada. Por isso, defendo a importância de gestores hoteleiros diversificarem os seus canais de distribuição, lembrando, é claro, de sempre contar com o apoio da tecnologia neste processo”, acrescenta Cordeiro.

Por fim, planejar e implementar estratégias de marketing digital é fundamental para conquistar o hóspede neste momento. Certamente o mercado hoteleiro já está de olho no calendário de eventos de 2024, se mobilizando de forma massiva no ambiente digital para atrair os turistas que visitam diversos destinos brasileiros em busca de shows e festivais. Portanto, vale a pena investir em ferramentas de automação de marketing, CRM e em consultorias de estratégias de marketing digital para destacar seu hotel neste período.

“De Norte a Sul do país, os eventos musicais atraem muitos turistas para as cidades brasileiras, e os gestores hoteleiros não podem deixar de lado esta oportunidade. Por isso é hora de planejar o ano que vem e incluir estes eventos na estratégia hoteleira. Vale ficar atento às próximas atrações que visitarão sua cidade e investir em tecnologia para garantir que o seu hotel seja atrativo e bem preparado para receber os hóspedes. O calendário dos shows do ano que vem, pelo spoiler do que já temos, promete grandes atrações. Ninguém vai querer ficar de fora, vale a pena entrar no clima!”, finaliza o diretor da TOTVS.

(*) Crédito da capa: Alan Morici/Setur-SP

(**) Crédito da foto: Divulgação/TOTVS