Após vacinar 100% da população adulta com as duas doses, Fernando de Noronha (PE) iniciou uma nova etapa do plano de convivência elaborado pelo governo pernambucano. Neste novo momento, os visitantes precisarão apresentar o comprovante digital de vacinação. Ainda assim, mesmo com esse protocolo, pousadeiros locais estão animados com a retomada no arquipélago.

Segundo Adriana Flor, presidente da APFN (Associação das Pousadas de Fernando de Noronha), a flexibilização nas medidas é positiva para o turismo local, que criou um hub de ofertas hoteleiras no início deste ano com o intuito de fomentar a venda direta e proporcionar maior segurança no momento da reserva.

“Todo mundo precisa se vacinar para voltarmos o mais rápido possível para o novo normal e, mesmo estando com 100% dos adultos da ilha vacinados, não podemos relaxar. A pandemia não acabou e acredito que as novas regras irão nos trazer ótimos resultados”, pontua Adriana.

A presidente da associação afirmou ainda que a expectativa para os próximos meses é de que haja aumento expressivo no fluxo de visitantes, principalmente para as festividades de fim de ano. Para os turistas interessados em viajar à ilha, uma das opções para emitir o comprovante de vacinação é por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão.

Para quem tomou apenas uma dose da vacina, também será necessário apresentar o exame negativo para Covid-19. Já quem tomou as duas e pretende visitar o arquipélago precisa se atentar à data da última vacinação, que deve ter acontecido há mais de 21 dias. No caso de crianças de sete a 11 anos, é necessário apresentar resultado negativo do teste RT-PCR. Apenas menores de até seis anos ficam isentos da apresentação de exames.

Fernando de Noronha: empreendimentos planejam Réveillon

Com um cenário mais propício, diversos empreendimentos da ilha já estão se organizando para melhor receber esse provável aumento no fluxo de turistas. É o caso da Pousada do Bita, que espera 100% de ocupação para as festividades de final de ano – dia 31 cai em uma sexta-feira. Atualmente, a taxa de ocupação da propriedade já está em 90%, de acordo Daiane Salvino, responsável pela central de reservas.

“Ano passado, a ilha estava com apenas 20% de ocupação. Atualmente, estamos com 90% e esperamos lotação para o final de ano. Temos a expectativa de que, em 2022, o turismo se recupere e a ilha volte a ser como era antes: sempre lotada”, ressalta, em contato com a reportagem do Hotelier News.

Como esperado, Daiane disse que os turistas brasileiros são maioria na ilha, até em função das restrições impostas pela pandemia, que ainda dificultam a circulação de viajantes estrangeiros.

(*) Crédito da foto: cassiodiniz/Pixabay