Ainda que a hotelaria de luxo tenha sido a menos prejudicada com a crise, os empreendimentos que recebem essa fatia de mercado não saíram ilesos. O Nannai Resort & Spa, localizado em Muro Alto (PE), conseguiu ajustar suas diárias médias, mesmo que os valores não acompanhem as altas taxas de inflação. Em um ano de aprendizados e incertezas, a recuperação das perdas geradas pela pandemia deve se estender para 2022.

Fechado entre abril e julho de 2020, o resort aproveitou o tempo de paralisação para alinhar seus protocolos. A interrupção das operações se deu, principalmente, pela limitação do uso da praia e em prol da segurança de hóspedes e colaboradores.

“O ano passado foi um período de muitos aprendizados e adaptações. Dentro das exigências estabelecidas, nem tudo que acreditávamos que iria acontecer de fato se concretizou. Os clientes mantiveram suas exigências de limpeza de quarto todos os dias e, após um período intenso de confinamento, as pessoas não deixaram de interagir entre si, mesmo com os protocolos”, avalia Rodrigo Lins, gerente geral do Nannai.

Em uma retomada gradativa, o resort que conta com 95 UHs teve uma boa resposta em sua reabertura. A oferta de bangalôs com piscina privativa foi um diferencial, visto que os clientes têm a opção de maior privacidade e isolamento. “Apesar das limitações e dificuldades, se não houvesse restrições, nosso segundo semestre de 2020 teria sido melhor que o de 2019”, pontua Lins.

Com tarifas flutuantes, o executivo conta que o Nannai sofreu uma forte pressão de custos por conta da inflação. “Houve um ajuste, mas ainda não conseguimos repor a inflação e sentimos o baque na ponta. E para 2022 o cenário deve se manter com as previsões altas para o câmbio, o que deve atrapalhar a retomada”.

Nannai Resort: clientes fidelizados

Passado o susto da segunda onda no primeiro semestre, com cancelamentos e adiamentos de reservas, o resort já vê uma maior estabilidade em suas demandas. Viajantes oriundos do Sudeste são a maioria circulando na propriedade, mas a malha aérea ainda é um empecilho.

“Existe um público que não considerava viajar pelo Brasil, mas com as restrições essas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer outras opções de destino nacional e hospedagens que atendem tão bem quanto lá fora. Desta forma, fidelizamos novos clientes com um posicionamento de marca que traz segurança e qualidade”, salienta Lins.

Impulsionada pelo lazer, a retomada ainda depende do retorno de outros segmentos relevantes para o resort, como o Mice e eventos sociais. “Casamentos e outras celebrações ficaram parados, mas já sentimos uma recuperação gradativa”, afirma o gerente.

Por enquanto, a chegada da variante Ômicron parece não ter afetado as demandas do empreendimento. “Estamos sujeitos a muitas especulações e precisamos estar alinhados ao poder público para traçar ações de segurança sem causar pânico. Acredito que a curto prazo a nova cepa não deve trazer prejuízos”.

Antes da pandemia, hóspedes estrangeiros representavam cerca de 15% dos clientes do Nannai Resort. Lins conta que as demandas internacionais estão retornando, mas que a falta de voos dificulta. “Creio que esse nível aumente nos próximos meses. Recife tem ligações diretas com os EUA e países europeus”.

Fernando de Noronha

Em dezembro de 2020, o Nannai Noronha Solar dos Ventos abriu as portas e vem se consolidando como um produto de alta procura no destino. A ilha, que permaneceu fechada por alguns meses no ano passado, voltou a receber turistas e segue como um dos lugares mais desejados por viajantes brasileiros.

“É um destino maravilhoso, mas foi um desafio. Noronha tem melhorado sua infraestrutura e hoje tem produtos com um posicionamento mais elevado. Abrimos a pousada com 10 apartamentos e recebemos muitos clientes de Muro Alto. A procura foi excelente e conseguimos ocupações interessantes”, diz o gerente.

Quando questionado sobre possíveis novos empreendimentos da marca no Nordeste, Lins desconversou, mas segundo apurado pela reportagem do Hotelier News, o Nannai deve abrir as portas de propriedades na Bahia e Alagoas.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News