#instafood – As redes sociais tornaram-se amplificadores que precisam ser geridos com estratégia e cuidado

Recentemente, vi um dos restaurantes que sigo postar uma foto da sua chef em um evento com uma marca terceira, em um ambiente terceiro… Resumindo em uma situação que não corresponde com o restaurante, seu espaço e sua proposta. Este tipo de postagem nas redes sociais de diversos bares, hotéis e restaurantes é comum, e não tem nenhum uso, além de confudir o público sobre qual é a real mensagem daquela perfil nas redes.

É mais que comum a maioria dos negócios gastronômicos não terem roteiro, nem estratégia sobre o que deve ser postado, quando postar, e principalmente o que postar nas redes, e isso pode justamente um empecilho no crescimento e fidelização do público.

É melhor então, não estar presente nas redes sociais à postar qualquer coisa, postar só por postar, e pior: confundir o público, ou dar destaque a algo ou alguém que não deveria ser o destaque daquele perfil.

#brainfood – Uma estratégia simples para manter uma boa frequência de conteúdos

Etapa 01: Tenha em mente seu público e o perfil do seu negócio: é um bar, café, restaurante, fast-food, bistrô ou alta gastronomia? Quem frequenta seu restaurante? Em quais horários? Um pouco de pesquisa de mercado sobre os hábitos de consumo dos clientes vai ajudar muito.

Etapa 02: Crie até três temas principais e dois temas complementares. Como temas principais pode ser: a gastronomia, a coquetelaria, e os clientes. Como temas complementares: os eventos que acontecem no espaço, e publicações informeciais que apresentam os diferentes serviços oferecidos.

Etapa 03: Crie uma frequência de postagem, tanto diária quanto semanal. Aqui o fator crucial é conhecer o público. Se seu restaurante serve pro exemplo: almoço, happy hour e jantar, então faça pelo menos 3 postagens sobre estes momentos.

Etapa 04: Escolha o que postar com cuidado: aquela foto daquele prato maravilhoso não vai ser tão impactante se o cliente acabou de almoçar…. Priorize postagens do que você quer vender em torno de 1 a 2h antes do momento, por exemplo do almoço. E priorize hábitos do público, como uma proposta de cappuccino para o meio da tarde.

#foodforthought – O que é certo ou errado nas redes sociais?

As redes sociais são difíceis: elas demandam interesse genuíno no outro e no seu público. E isso leva um certo tempo até você compreender o que funciona ou não na sua estratégia, mas você já sabe o que não vai funcionar em momento algum: postagens sem conexão emocional direta com o padrão de publicações que você vem realizando.
E isso serve também para fazer parcerias com outras marcas, pessoas, e influencers… Não se deixe levar pelo canto da sereia neste mar de conteúdos digitais, ou você pode acabar náufrago, e pior, gastando tempo, recursos, e incomodando seu público promovendo a imagem de alguém, ou algo que não tem nada a ver com seu negócio no final.

—-

Consultor de Projetos & Negócios altamente experiente e apaixonado pela área de Alimentos e Bebidas, tendo realizado mais de 80 projetos para os segmentos de hotelaria, restaurantes, bares, tecnologia, design, arquitetura, educação e serviços para empresas nos EUA, Brasil, México, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Reconhecido por sua excelência acadêmica e premiações, Felipe Martyn traz consigo uma expertise abrangente em Design, Marketing, Branding, Hospitalidade e Alimentos e Bebidas. Seu alto nível de conhecimento e habilidades o levaram a assinar projetos em diversos segmentos, incluindo mercados luxo/boutique, upscale e lifestyle para clientes independentes e redes como Accor, Marriott, BHG e Atlantica.

(*) Crédito da foto: divulgação/arquivo pessoal