hsmai logoO marketing voltado às novas gerações é uma mina de ouro. Com consumidores mais jovens ganhando relevância no mercado, entender o perfil de compra desses viajantes tornou-se vital para a indústria de viagens. E a Gen Z tem sido alvo de grande parte das campanhas de empresas do turismo e da hotelaria.

Esqueça as apresentações com imagens hiper tratadas. Em um artigo recente para a Phocuswire, Noa Greenfield, VP da Travelier, fala das transformações do marketing na indústria do turismo, com insights valiosos para ganhar a fidelidade dessa parcela de consumidores.

Os viajantes de hoje querem um vislumbre do negócio legítimo para inspirar a sua próxima viagem. É preciso oferecer a autenticidade que procuram nas redes sociais. Ao buscar inspiração, a maioria dos consumidores (52%) tende a recorrer aos amigos e familiares. Afinal, é difícil não se encantar com as fotos de um conhecido quando elas vêm acompanhadas de histórias e aventuras.

Atualmente, as redes sociais são a segunda maior fonte de inspiração para viagens (35%), já ultrapassando os canais tradicionais, incluindo agentes de viagens (29%), publicações de mídia (26%) e entretenimento televisivo e cinematográfico (25%). E quem mais consome os conteúdos dessas plataformas? A Gen Z.

Aproximadamente 90% da Geração Z passa pelo menos uma hora em plataformas de mídia social todos os dias, e quase metade gasta mais de três – muito mais do que as gerações mais velhas. Considerando que a pesquisa foi feita no mercado americano e os brasileiros são ainda mais aficionados pelas redes sociais, dá para imaginar o impacto por aqui.

Com a demografia de compras cada vez mais jovem, os profissionais de marketing do setor turístico e hotéis precisarão mudar suas táticas para atender aos mais novos entusiastas de viagens em seu território digital.

Conteúdo orgânico

Um anúncio de viagem em uma propaganda paga ou impulsionada nunca oferecerá a mesma visão interpessoal e confiável de um amigo ou mesmo de um influenciador querido. Na verdade, o valor do conteúdo gerado pelo utilizador reside na sua capacidade de transmitir experiências que pareçam verdadeiras e autênticas para o público-alvo. A recomendação é: investir na divulgação de materiais promocionais orgânicos gerados pelos usuários sempre que possível.

Para que os profissionais de marketing da indústria expandam sua base de clientes – especialmente para grupos demográficos mais jovens – eles devem considerar a promoção de UGC (user generated content) em plataformas como Facebook, Instagram e TikTok, o último dos quais se tornou a plataforma mais usada entre a Gen Z.

É possível garantir a atenção dos ‘Z’s’, por exemplo, estabelecendo parcerias com influenciadores para que possam gerar valor adicional para as empresas como embaixadores da marca.

Comparação de valor

O conteúdo baseado em viagens e hospitalidade não só precisa atingir o ponto ideal entre a autenticidade e o colírio para os olhos, mas também precisa atender aos valores que as gerações mais jovens abraçam de forma esmagadora.

Em parte devido à tendência geral da Geração Z de apoiar empresas que se enquadram na categoria de turismo ético e sustentável, aquelas que apoiam abertamente a igualdade, a diversidade ou causas amigas do clima, entre outras, o mercado do turismo e hospedagem sustentável deverá crescer em US$ 335 milhões ao longo dos próximos quatro anos. É uma mina de ouro de marketing, e para tornar as suas viagens ainda mais impactantes e gratificantes, os consumidores de hoje querem cada vez mais tomar decisões de compra com foco em empresas que partilham de seus valores.

As empresas do turismo e da hotelaria devem fornecer informações para além das vantagens e comodidades básicas, com o esforço de incluir detalhes que possam destacar no seu conteúdo digital as sensibilidades específicas dos viajantes. Por exemplo, as marcas podem divulgar ações de caridade ou iniciativas que apoiam comunidades locais em dificuldades.

A criação de UGC que destaque estes vários valores éticos não só garantirá uma satisfação constante entre os consumidores, mas as empresas também verão maiores retornos ao longo do tempo – especialmente à medida que a Geração Z e as gerações subsequentes com conhecimentos de tecnologia dominam cada vez mais o mercado consumidor.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HSMAI Brasil