Jovens adultos estão ganhando cada vez mais espaço entre consumidores de viagens. A Geração Z — de nascidos entre 1997 e 2012 — passaram a ser alvo de empresas do setor como um público em potencial relevante. Se destacando em poder de compra, esse nicho de mercado já sinalizou o desejo em gastar com turismo, mas é preciso entender como alcançar esses viajantes.

Um estudo encomendado pelo Google à Offerwise, apresentado em março no Think Travel, apontou que brasileiros a partir de 18 anos são clientes potenciais de empresas do turismo. O aumento do interesse por viagens é puxado por pessoas que, há três anos, não tinham o hábito de fazer as malas, mas que este ano pretendem pegar a estrada (+14%). A maior parte desse público é composta pela Geração Z (28%).

Sabendo que o comportamento dos viajantes mais jovens demanda mudanças por parte das marcas, executivos do Google, Meta e Amazon compartilharam alguns insights sobre como atrair essa parcela de consumidores quando o assunto são reservas online.

Segundo divulgado pelo CoStar, Andy Nguyen, head de Insights para Viagens do Google, disse que a pesquisa é a atividade mais predominante no comportamento do viajante da Geração Z. O executivo destacou que a gigante de tecnologia descobriu que esses consumidores gastam até três vezes mais tempo planejando e reservando suas viagens do que o período gasto no destino.

“Isso significa que a tomada de decisão continua ao longo da jornada muitas vezes e mesmo após a compra”, salientou Nguyen. O especialista ainda destacou que os hotéis precisam garantir o melhor conteúdo possível em suas plataformas, especialmente em formato de vídeo.

“É difícil de acreditar, mas 75% dos Gen Zs dizem que procuram ativamente por conteúdo de viagem inspirador todos os dias”, disse Nguyen. “Em comparação com todas as outras gerações, eles são mais propensos a se inspirar com o conteúdo de vídeo, especificamente. Ao utilizar experiências mais visuais e imersivas, você pode não apenas atrair os viajantes a reservar todas as suas propriedades, mas também ajudá-los a dimensionar corretamente suas expectativas, gerando maior satisfação na viagem”, completou.

Meta

Kirstin Frazell, gerente de Viagens da Meta, acrescentou que em todas as etapas da jornada de reserva, a descoberta continua sendo especialmente poderosa.Logo, os hoteleiros — assim como todas as empresas — precisam fazer o possível para preencher a lacuna entre a descoberta e a compra.

O exemplo dentro do ecossistema Meta é a frequência com que os usuários abrem o Instagram sem nenhuma intenção de comprar nada, mas acabam decidindo fazer uma compra impulsiva inspirada em publicidade.

“Isso está acontecendo no espaço de viagens”, enfatizou a executiva. “Todos os dias, as pessoas acessam nossas plataformas para descobrir destinos, hotéis e experiências que desejam aproveitar”.

Kirstin disse que a presença na mídia social, além de gerar reservas, ajuda a desenvolver relacionamentos e lealdade. “As conexões alimentam seus relacionamentos e, por fim, a lealdade”, comentou a especialista. “Você cria conexões e recompensa com pontos”.

Amazon

Já Meghan Joseph, gerente de Viagens da Amazon Ads, afirmou que, à medida que os hoteleiros e empresas de viagens se ajustam aos novos consumidores, é preciso ter em mente que a Geração Z tem o potencial de ser mais aventureira que seus antecessores.

“Eles são nativos digitalmente, cresceram com a internet e são mais propensos a priorizar experiências como viajar ao invés de coisas”, analisou a executiva. “Na verdade, quatro em cada 10 clientes da Geração Z que compraram recentemente na Amazon são viajantes frequentes. Em comparação com outras gerações, o público adulto da Geração Z tem um espírito aventureiro e uma natureza voltada para a comunidade”, complementou.

Esse padrão aponta que esses jovens consumidores estarão mais propensos a buscar novos destinos para viajar e ficarão menos em dívida com marcas que já conhecem e confiam, disse Meghan. A executiva ainda elucidou que os hoteleiros devem entregar conteúdos que remetam a algo novo e único.

A executiva completou destacando que, em comparação com outras gerações, a Geração Z é mais tolerante a anúncios. São consumidores que se sentem atraídos por propagandas fora dos canais tradicionais, abrindo a possibilidade de divulgação e posicionamento de produto em plataformas de streaming, por exemplo, entre outros conteúdos em vídeo.

(*) Crédito da foto: creativechriatians/Unsplash