Mesmo ainda longe dos patamares pré-pandêmicos, o turismo na capital paulista deu passos importantes em 2021. De acordo com a FecomercioSP, o IMAT (Índice Mensal de Atividade do Turismo) terminou o ano passado em seu nível mais alto desde fevereiro de 2020. Em dezembro, o número-índice chegou a 81,9, com elevação mensal de 3,6% e variação anual de 39%.

O indicador do CT (Conselho de Turismo), realizado em parceria com a SPTuris, destaca também a retomada dos empregos gerados pelo setor aos patamares pré-pandemia. No último mês de 2021, 400 mil pessoas estavam trabalhando em empresas relacionadas ao turismo em São Paulo. Ainda que os resultados sejam animadores, os números não refletem o impacto da Ômicron e novas ondas de contágio em janeiro.

Na capital paulista, o estoque de empregos no turismo teve aumento de 1,7% em relação a novembro. Na comparação anual, a alta é de 5%. O número de contratações é consequência do crescimento das demandas em eventos, aeroportos, rodoviárias e agências.

Outro fator relevante foi o avanço da vacinação na cidade, que permitiu certa normalidade para a população. Contudo, apesar da sequência positiva que o setor vem apresentando – com a oitava alta consecutiva do indicador –, o turismo na capital ainda está 18,1% abaixo do nível de janeiro de 2020 (base da série histórica).

Hotéis voltando ao ritmo pré-pandemia

No setor hoteleiro, a taxa de ocupação teve aumento de 86%, passando de 31,4% para 58,9% entre os meses de dezembro de 2020 e 2021. Em relação a novembro, houve queda de 13,4%. O 11º mês, marcado por diversos feriados nacionais e eventos importantes, como o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, contribuiu para aumentar a movimentação na cidade. O indicador também está acima do observado em janeiro de 2020, o que indica um retorno ao ritmo pré-pandemia.

O avanço do IMAT, em dezembro, também foi alavancado pela movimentação nos aeroportos e nas rodoviárias. Nestas últimas, o aumento mensal foi de 21,1%, e no contraponto anual, um incremento de 45%. Pelos aeroportos, passaram 4,5 milhões de passageiros – 49% a mais do que em dezembro de 2020 e 15,2% acima do registrado em fevereiro. Apesar disso, os resultados de ambos estão abaixo dos patamares pré-crise sanitária (-35% e -26%, respectivamente). O faturamento das empresas do setor foi 11,7% maior em relação a novembro. Já em comparação a dezembro de 2020, a alta foi de 38%.

Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, o resultado do IMAT de dezembro sinaliza que a atividade econômica da cidade já está em condições de permitir aos empresários mais segurança em ações de planejamento, valendo-se do aprendizado dos últimos dois anos. Enquanto algumas atividades podem não retomar aos índices de antes da pandemia, como é o caso do turismo de negócios, outras podem substituí-lo, especialmente na combinação de eventos e atividades específicas da cidade, como a gastronomia, a cultura e o comércio especializado.

“A consistência nos resultados na cidade de São Paulo serve como um bom indicador do que pode acontecer em outras capitais do País. É fundamental, no entanto, manter a atenção em todas as questões ligadas à economia e à pandemia nos próximos meses”, avalia Mariana.

(*) Crédito da foto: Rafael_Neddermeyer

(**) Crédito do infográfico: Divulgação/FecomercioSP