Apesar de ser um dos segmentos mais afetados pela pandemia, a hotelaria vem se recuperando de forma acelerada com a retomada do turismo. De acordo com um levantamento do G1, baseado nos dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), entre as 100 profissões que mais abriram vagas em 2021, quatro delas estão diretamente envolvidas com o setor.

Em 11º lugar, está a posição de recepcionista, com mais de 50 mil vagas abertas em 2021. Os restaurantes dos hotéis também estão bem representados também com os cargos de cozinheiro (32.709) e garçom (16.741), que ocupam a 18º e 32º lugares, respectivamente. Ao mesmo tempo, uma função exclusiva do ramo de hotelaria na lista é a de camareiro, que aparece na 43º posição, somando mais de 12 mil oportunidades de emprego.

Outro dado importante é que a área de serviços, setor em que a hotelaria se enquadra, é, com folga, a que mais criou postos de trabalho em 2021, somando 1.226.026 de empregos criados, seguida pelos ramos do comércio (643.754) e indústria (475.141). Apesar de não ser nenhuma surpresa, o segmento foi um dos mais devastados pela crise sanitária.

Além do avanço no ritmo de vacinação da população contra a Covid-19, outros números ajudam a entender essa alta nas contratações. Estudo da Hibou, por exemplo, destaca que 43% dos brasileiros desejam voltar a viajar em 2022. Já uma pesquisa da WTTC (World Travel & Tourism Council) prevê que a contribuição do setor de turismo para a economia global pode chegar a U$8,3 trilhões, valor apenas 6% inferior ao registrado antes da pandemia.

Infográfico - hotelaria

Oportunidades de emprego

Um grande exemplo é a CVC Corp, que começou o ano de 2022 abrindo 350 vagas de emprego em diferentes níveis hierárquicos. Além disso, a gigante do setor de viagens também anunciou investimentos em programas de incentivo às franquias e prevê abertura de 200 novas lojas.

Como de costume, o Hotelier News traz às sextas-feiras uma seleção de novas oportunidades de emprego disponíveis no ramo de hotelaria, que inclui diferentes tipos de funções e cargos do setor. Confira as vagas divulgadas na última semana.

(*) Crédito da foto: Rodrigo_SalomonHC/Pixabay