Uma mudança de posicionamento de mercado, um novo sistema de serviços e 25 anos de história foram alguns fatores que levaram o Fazzenda Park Resort a resultados recordes em 2023. Localizado em Gaspar (SC), o empreendimento encerrou o ano passado com 92% de ocupação, faturamento 45% superior a 2022 e diária média 16% acima no comparativo anual.

No período, o hotel catarinense passou por um rebranding, se posicionando agora como resort. Para reforçar a mudança, o Fazzenda Park agora faz parte do portfólio de associados da Resorts Brasil.

Para Antonio Coradini, gerente Comercial e de Marketing, a transição foi benéfica para os resultados. O executivo ainda ressalta as ações de comemoração das bodas de prata do empreendimento. Para celebrar o 25º aniversário do Fazzenda, foi realizada uma grande festa em comemoração. A apresentação contou com homenagens à família Graciola, além de show da dupla Marcos e Belutti para todos os hóspedes presentes.

“Realizamos um marketing expressivo nas comemorações e atuamos forte no B2C com uma participação digital ainda mais relevante. Também promovemos iniciativas em feiras e eventos, que resultaram em uma comunicação com o trade que fortaleceu parcerias”, pontua Coradini em entrevista ao Hotelier News.

Foram inúmeras ações de marketing e vendas, com o intuito de dar destaque nacional ao equipamento, como a presença de influenciadores de todo o país e o evento de Black Friday, em novembro.

Fazzenda park - interna

Fazzenda agora se posiciona como resort

Transformações de demanda

Um dos pontos que chama a atenção para 2023 é a mudança no perfil de público. Se antes a ocupação do Fazzenda Park era 60% composta por grupos e 30% por consumidores finais, no ano passado a lógica se inverteu.

Coradini avalia que a migração do empreendimento para a chancela de resort contribuiu para as transformações — o que refletiu na diária média. “Estamos atuando cada vez mais com o B2C, que é um público que paga mais caro. Pegamos o gancho em ações de Black Friday e do Dia do Consumidor que falam diretamente com esse nicho. Essa estratégia nos trouxe uma venda mais robusta”.

No final do ano passado, o Fazzenda Park também concluiu sua transição para o sistema all inclusive, com pacotes de refeições e bebidas. “Todos os nossos bufês são all inclusive. Os petiscos na piscina passaram a ser servidos até às 18h. Foi uma excelente estratégia operacional, pois simplifica processos, como o check-out. Isso sem contar com o impacto na divulgação, uma vez que essa entrega adicional agrega valor ao empreendimento”, analisa o gerente.

Hoje, o resort recebe pouca demanda de eventos. Todavia, o cenário está prestes a mudar. Ainda este ano, o Fazzenda Park iniciará as obras de seu centro de convenções, com capacidade para 1,2 mil pessoas e previsão de conclusão em 2025.

Para 2024, Coradini vê desafios à frente com um calendário escasso de feriados. O empreendimento busca equilibrar a demanda de grupos e B2C para manter os bons resultados. “É uma responsabilidade após um ano como 2023. Mas notamos uma forte demanda de grupos a partir de março e projetamos um janeiro histórico”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Fazzenda Park Resort