Em 1983, Arthur Graciola iniciou um grande legado para sua família, mas o que ele não imaginava era que o sonho de reunir os 12 filhos em uma casa de campo se estenderia para tantas outras famílias brasileiras. Completando 25 anos em 2023, o Fazzenda Park Resort relembra suas raízes e celebra a história de sua linhagem que segue até hoje no comando das operações.

Tudo começou quando o patriarca ergueu o casarão em Gaspar (SC) para reunir a família aos finais de semana. Mais tarde, como uma forma de complementar a renda, o local passou a funcionar como um pesque e pague.

Aos poucos, novos serviços surgiram, como o almoço de comida caseira, passeios a cavalo e de charrete, além de aluguéis de bicicletas e a construção de um campo de futebol. Com o sucesso do empreendimento, a família criou um day use que, mais tarde, se tornaria uma experiência de hospedagem completa.

Em 1994, o primeiro prédio começou a ser levantado, com 48 apartamentos. Inaugurada em 1998, a Vila dos Pássaros foi o pontapé inicial para o Fazzenda Park Resort. Com o crescimento da demanda, em 2001 a Vila das Flores passou a operar, enquanto a área de lazer ganhou novos atrativos como a piscina com bar molhado, uma piscina infantil, uma quadra de tênis e uma cancha de bocha.

Na verdade, a primeira construção do Fazzenda Park Resort foi uma pequena capela, a pedido da matriarca. Com o passar dos anos, novos prédios foram erguidos, como a Vila dos Peixes, com 106 apartamentos, restaurante e sala de eventos. Em 2015, anexo à Vila das Flores, foi inaugurado o quarto complexo de acomodações inserido na categoria luxo.

Atualmente, o Fazzenda Park Resort é tocado por seis sócios e filhos de Arthur Graciola. José Graciolo; Osni Graciolo; Jaime Rampelotti; Pedro Graciolo; Frederico Graciolo e Francisco Graciola deram continuidade ao legado dos pais, transformando o hotel em uma referência no turismo catarinense.

Família Graciola

Família Graciola

De hóspede a gerente geral

A forte veia familiar do empreendimento abraçou também alguns agregados. Há 24 anos, Cassia Treuk procurava um lugar para passar as férias com a filha que adorava cavalos. “Encontrei o Fazzenda e passamos o Réveillon de 2000 aqui. Foi amor à primeira vista”, conta a atual gerente geral da propriedade.

Anos mais tarde, Cassia iniciou uma relação ainda mais íntima com o hotel, desta vez como gerente de A&B (Alimentos & Bebidas). “Minha filha também trabalhou comigo no Fazzenda por 17 anos. Tenho um carinho imenso pelo lugar e pela família. Foi aqui que consegui que todos os meus sonhos se realizassem. Dei meu trabalho e eles me deram uma oportunidade”, acrescenta a executiva que hoje também mora no empreendimento.

Apaixonada pelo universo Disney, Cassia também trouxe um toque lúdico ao Fazzenda. Quem visita o resort em datas comemorativas, como Natal e Páscoa, se depara com uma decoração que deixaria até o pai do Mickey impressionado. “Comecei a decorar com as coisas da minha casa. Acredito que a decoração transforma o ambiente e isso é visível nos olhos dos nossos hóspedes quando entram aqui”.

A paixão da gerente geral se tornou um elemento de divulgação para o empreendimento. Hoje, muitas famílias se hospedam no Fazzenda atraídas pela decoração temática. “Agora tenho uma equipe que me ajuda nessa missão. Todos os detalhes são feitos por mim desde 2007, quando comecei as primeiras decorações”, conta Cassia.

Decoração de Páscoa

Na Páscoa, o hotel é tomado por coelhinhos

Momentos marcantes

Nestes 25 anos, o hotel foi palco de grandes shows e celebrações. Nomes como Daniel, Gian e Giovani, entre outras duplas sertanejas e artistas consagrados embalaram seus hits para os hóspedes do empreendimento.

Para Cassia, os momentos mais marcantes são protagonizados pelas famílias. “Recebemos hóspedes que estiveram conosco ainda crianças e hoje trazem seus filhos. Participamos do crescimento de gerações e é maravilhoso acompanhar esse desenvolvimento. São memórias que guardamos e que eles guardam de nós”.

Atualmente, o Fazzenda Park Resort recebe cerca de 15 mil pessoas por mês. A equipe, que um dia foi formada por 10 pessoas, hoje é composta por 390 colaboradores. “Existe uma troca genuína entre os funcionários e o hotel. Vi uma pessoa que começou na faxina e hoje é representante de vendas. É uma empresa que abre portas e oferece oportunidades”, salienta a gerente.

Cassia-Treuk-tres-perguntas-para

Cassia atualmente trabalha e mora no empreendimento

Novo posicionamento

Este ano, o Fazzenda Park Resort anunciou algumas mudanças importantes sobre seu posicionamento de mercado. O empreendimento, que antes operava como Fazzenda Park Hotel, se tornou associado a Resorts Brasil e reforçou seu perfil de resort com o novo nome.

E a expansão da propriedade segue nos planos da família. Mais 550 apartamentos serão entregues, além de investimentos na área de lazer. “Queremos desenvolver uma piscina e um complexo aquático indoor para os meses de frio, um novo salão de eventos, uma cozinha com 1 mil metros quadrados e um restaurante com capacidade para receber até 800 pessoas”, adianta Cassia.

Os sócios ainda planejam desenvolver mais atrativos para o público adolescente, criar uma cidade infantil e ampliar o carrossel. “São projetos em fase de desenvolvimento. A nova recepção deve ser entregue até setembro e uma área de eventos para 2 mil pessoas também está nos planos. Vamos reformar e ampliar as acomodações já existentes. Estamos em construção e renovação constantes”, enfatiza a gerente.

A antiga casa da família também deve ser transformada em um museu como uma maneira de homenagear a história dos fundadores. “É uma história linda e emocionante de uma família unida que construiu um patrimônio com muita dedicação. O Fazzenda Park Resort é uma extensão da minha casa, onde vi minha filha crescer e onde realizei sonhos”, finaliza a gerente.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Fazzenda Park Resort