A duas semanas do Carnaval, a hotelaria carioca já bate mais de 80% de ocupação, com expectativas de alta nos próximos dias. Para quem deseja se hospedar no Fairmont Rio, no entanto, terá que optar por outro meio de hospedagem. O empreendimento de luxo da Accor está com 100% de seus quartos reservados para o feriado da folia. Localizada às margens do mar de Copacabana, a propriedade projeta um 2023 catalisado por grandes eventos sediados no Rio de Janeiro, além de apostar no retorno massivo do turismo internacional.

Em entrevista ao Hotelier News, Michael Nagy, diretor de Marketing e Vendas, revela que o Fairmont Rio vem performando em sua capacidade máxima desde dezembro. Segundo o executivo, a procura pelo Carnaval foi tamanha que as reservas para o feriado foram vendidas antes mesmo do tão aguardado Réveillon carioca.

“Há muito tempo que não vemos um cenário de pré-venda tão intenso. O Carnaval do Rio se tornou um item de desejo dos viajantes. Estamos lotados para o feriado desde o dia 15 de dezembro. Com tantas mudanças globais, custos e câmbio elevado, a situação do turismo no Brasil se transformou”, avalia Nagy.

Para tornar a experiência do Carnaval ainda mais exclusiva, a Accor oferece um camarote para clientes fidelizados do ALL na Marquês de Sapucaí. “É um espaço com serviços e atendimento de alta qualidade para membros desfrutarem de forma sofisticada”, salienta o diretor.

Nas dependências do Fairmont Rio, hóspedes e clientes podem aproveitar as atrações carnavalescas promovidas dentro do próprio hotel. “Temos shows para entreter hóspedes e seus convidados. É uma semana atípica, com uma dinâmica diferente do restante do ano”, pontua Nagy.

O diretor afirma que a proposta do empreendimento não é subir tarifas em períodos de alta demanda por conta de eventos como o Carnaval. Porém, para o feriado, as diárias do Fairmont Rio tiveram incremento de 10%. “Queremos oferecer experiências com um valor condizente”, reforça o executivo.

Fairmont Rio - interna

Piscina às margens de Copacabana

Demanda internacional

Antes da pandemia, cerca de 72% dos hóspedes do hotel falavam outras línguas. Hoje, os brasileiros são maioria, representando 56% da ocupação. Apesar da natural queda de turistas estrangeiros por conta das restrições de viagens, em 2022 o Fairmont Rio recebeu visitantes de 187 países — que totalizaram 44% da demanda do ano passado.

“Os norte-americanos são os principais hóspedes estrangeiros, seguidos por franceses e alemães. Se juntarmos 41 países europeus que nos visitam, temos 22% de ocupação e receita. Para se ter uma ideia, os EUA representam 16% da demanda de fora e do nosso faturamento”, compara Nagy.

Eventos e gastronomia

E não só do turismo internacional vive o Fairmont Rio. Em seus bares e restaurantes, os cariocas representam 60% do público. Atrair o cliente local sempre fez parte da estratégia do empreendimento, que busca enaltecer a cultura do Rio de Janeiro e se conectar com os moradores da Cidade Maravilhosa.

“Trabalhamos nosso lado carioca em festivais de gastronomia, shows e entretenimento de alto luxo. Muitos moradores acabam se hospedando conosco e comemoram datas especiais, como aniversários e casamentos”, acrescenta o diretor.

Com o setor de eventos aquecido, tanto no âmbito social quanto corporativo, o Fairmont Rio espera um volume de hóspedes oriundo do segmento. “O prefeito Eduardo Paes nos deu a informação de que os eventos são uma estratégia para estimular a cidade. Temos um calendário rico para 2023, que esperamos ser um ano similar a 2022, que foi um sucesso”, prevê Nagy.

O diretor pondera que questões econômicas e políticas precisam ser consideradas, mas reforça seu otimismo para os próximos meses. “São fatores que não devem alterar nossos resultados. Ainda existe certa redução de voos internacionais e os preços podem impactar, mas muitas companhias aéreas estão voltando a operar aqui”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Accor

(**) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News