Na sequência do Expo Forum, ABIH-SP e Airbnb fizeram uma breve apresentação para detalhar a parceria firmada entre a plataforma e a entidade. Ricardo Roman Jr., president da ABIH-SP (presencialmente), e Flavia Matos, diretora de Relações Institucionais do Airbnb (remotamente), participaram da palestra.

Flavia fez uma curta explanação sobre tendências que o Airbnb vem observando no mercado de hospedagem mundial desde a eclosão da pandemia. Antes, contudo, detalhou os passos tomados pela empresa para atender aos interesses de clientes e proprietários, como a política global de cancelamento com reembolso integral adotado pela companhia. “Fomos também ao mercado e captamos US$ 2 bilhões, o que nos permitiram chegar até aqui”, destacou.

Em relação às tendências de mercado, a executiva destacou três principais. “O mercado vai mudar e será diferente. Existe demanda dos chamados digital nomads em busca por home office fora dos grandes centros; há preferência para viagens mais curtas, de até 3h de carro e longe de aglomerações; e os interesse dos consumidores pelos protocolos de higiene”, comentou. “Agora, diante da pandemia, nunca tivemos que trabalhar tanto juntos para acelerar essa retomada da indústria”.

Parceria ABIH-SP e Airbnb

Na sequência, Roman Jr. destacou o que a hotelaria paulista pode ganhar com a parceria. “Hotéis independentes precisam estar ao lado do novo. Por isso, ABIH-SP se movimentou por deixá-los ao lado do novo. O Airbnb também tinha interesse em se aproximar da hotelaria. O que fizemos? Sentamos à mesa para alinhar essa parceria. Há vários canais de distribuição à disposição e por que não incluir um gigante do mercado?”

Embora a parceria tenha um memorando de entendimentos com cinco pilares, Roman Jr. reconheceu o principal objetivo do acordo, pelo menos para a hotelaria. “O objetivo final é um só: aumentar a taxa de ocupação dos hotéis associados. Novo petróleo, os dados que podemos tirar proveito dessa parceria poderão ajudar muito no planejamento e posicionamento de mercado dos nossos associados”, afirmou.

Questionados sobre possíveis novas parcerias, tanto Flavia, quanto Roman Jr., pareciam bastante alinhados. “Agora é a melhor hora para unir o setor e acelerar a recuperação do mercado”, comentou a diretora do Airbnb. “A ABIH-SP também está totalmente aberto para isso. E, na verdade já temos parcerias com outros canais de distribuição”, concluíram.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News