Recentemente, o Expedia Group e a Green Key International firmaram uma parceria com o objetivo de reforçar o Compromisso de Turismo Sustentável da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). A iniciativa visa promover viagens sustentáveis, resiliência da comunidade e conservação do patrimônio em todo o mundo.

Com a participação da Green Key, mais 3,2 mil propriedades em 60 países irão honrar o Compromisso da Unesco. Dessa forma, o número total chega a 9 mil no mundo inteiro. A supervisão fica sob responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental e pelas organizações associadas à instituição.

Entre as prioridades, estão o aumento do uso de métodos e tecnologias ecológicos e sustentáveis para reduzir o desperdício de recursos. Além disso, a ação também objetiva fomentar mudanças comportamentais no setor de hospitalidade e turismo.

Hoje, os consumidores estão cada vez mais conscientes acerca do impacto que o turismo pode ter em ambientes, economias e indivíduos locais. De acordo com pesquisa recente do Expedia Group, dois a cada três (59%) viajantes se dispõem a pagar mais para garantir viagens mais sustentáveis. Esse resultado demonstra que o meio ambiente é uma preocupação importante para muitas pessoas. No Brasil, por exemplo, alguns empreendimentos hoteleiros já estão aderindo a iniciativas com o objetivo de reduzir impactos ambientais.

Ações

Desde que foi criado, em 2019, o Compromisso da Unesco vem se expandindo com adesões de importantes grupos hoteleiros e empreendimentos independentes. Os participantes apoiam a redução e eliminação de plásticos e resíduos de uso único, bem como a preservação da energia e água, além de promover o envolvimento sustentável da comunidade.

“O número de organizações, hotéis e propriedades signatários do Compromisso está aumentando em ritmo surpreendente, o que mostra maior comprometimento com a causa”, afirma Jean-Philippe Monod, vice-presidente sênior de Assuntos Governamentais e Corporativos do Expedia Group.

“Estamos muito contentes por fazer essa parceria com a Green Key, uma defensora do turismo sustentável. Esse anúncio mostra que as empresas de viagens estão dispostas a assumir compromissos concretos e transparentes com a sustentabilidade, pois a ameaça das mudanças climáticas se torna mais real a cada dia”, completa.

Finn Bolding, diretor da Green Key, afirma que a empresa está feliz em firmar parceria com a Unesco e o Expedia Group. “Nosso objetivo é ajudar milhares de propriedades em todo o mundo e implementar práticas sustentáveis e inteligentes para reduzir o impacto da pegada ambiental geral do setor”, acrescenta.

Ernesto Ottone R., diretor-adjunto de Cultura da Unesco, reforça o raciocínio de Bolding, pontuando que, para cumprir os compromissos sustentáveis, é necessária a adesão de cada vez mais propriedades.

(*) Crédito da foto: anncapictures/Pixabay