Em meio à selva amazônica, em Autazes (AM), o hotel Juma Amazon Lodge reforça a aposta numa operação sustentável. O hotel acaba de instalar um sistema de biogás, que conta com um biodigestor autônomo alimentado por resíduos orgânicos e esterco animal.

Sem consumir energia elétrica, o biodigestor pode transformar 10 quilogramas (kg) de resíduos orgânicos, ou 60 kg de esterco animal, em cinco a sete horas de gás de cozinha diariamente. Além disso, o equipamento também gera 10 litros de biofertilizante por dia.

Com o biodigestor, o hotel de selva encontra uma solução sustentável para gestão e tratamento de resíduos orgânicos, como sobras do restaurante, e ainda reduzir em até oito toneladas de emissões de carbono por ano.

Vale destacar ainda que essa não é a única iniciativa sustentável do Juma Amazon Lodge, que tem um empreendimento “irmão” em Manaus, o Juma Ópera. Entre as outras ações, o hotel faz uso de painéis solares para as luzes e aquecimento de água.

Juma Amazon Lodge - biodigestor

Sem consumir energia elétrica, biodigestor transforma resíduos em gás

Juma Amazon Lodge

Construída sobre palafitas, na altura das copas das árvores, a propriedade possui 19 bangalôs, uns com vista para a floresta e outros para o rio que dá nome ao hotel. O empreendimento, que dispõe de piscina, restaurante, redário, museu sobre a Amazônia, além de organizar passeios de ecoturismo pela região, anunciou no ano passado a construção de uma torre para birdwatching.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Juma Amazon Lodge