logo - promo

O sentimento de incerteza gerado pela pandemia parece ter ficado definitivamente para trás. Com a crise cada vez mais próxima de um passado recente, o setor de eventos é uma das grandes promessas para 2023. O segmento, que voltou a ganhar tração no ano passado, espera tirar o atraso de sua total paralisação em 2020 e 2021. E a hotelaria, claro, está de olho nessa fatia de mercado.

Indústria que mobiliza destinos inteiros, comércio, restaurantes e meios de hospedagens, os eventos atraem nichos que vão além do turismo tradicional. Empreendimentos hoteleiros recebem desde grandes feiras a reuniões empresariais. Como uma concreta possibilidade de rentabilização, hotéis não apenas de perfil convention desejam abocanhar um pedaço da retomada do segmento.

Muito além da entrega de hospitalidade, propriedades brasileiras têm investido fortemente em estruturas para eventos, com o intuito de receber feiras, congressos, reuniões, confraternizações, entre outros moldes do segmento.

Todas essas ações podem estar presentes no portfólio daqueles que se destacam no mercado com espaços temáticos e uma estrutura completa de qualidade e diferenciada em itens como o mobiliário, acústica e projeção.

Muito além do produto agregado

Um bom espaço para eventos não apenas possibilita novas frentes de atuação, como agrega valor ao produto como um todo. Segundo Joici Souza, gerente Nacional de Vendas da WAM Hotéis, o segmento gera um fluxo de pessoas importante para a hotelaria.

“Eventos corporativos, por exemplo, são extremamente interessantes. Além da venda de alimentos e bebidas, que muitas vezes é englobada nessa contratação, também temos um período de hospedagem, que acontece geralmente em baixas temporadas e no meio da semana, preenchendo então, possíveis vacâncias do público de lazer”, explica a gerente.

De acordo com a executiva, essas estruturas podem ser alinhadas ao lazer no mesmo local, oferecendo uma experiência ainda mais completa. “Quem participa de eventos corporativos nesses destinos costuma não se dispersar para outros locais, já que os empreendimentos oferecem espaços para aproveitar. Há ainda espaços abertos que podem ser aproveitados pelos palestrantes ou marcas para o teams buildings, ou seja, atividades em grupo que visam melhorar as relações sociais envolvendo tarefas colaborativas”.

Com alto desempenho em 2022 e boas expectativas para 2023, a WAM Hotéis conta com uma série de propriedades que atendem ao setor de eventos. Em Caldas Novas (GO), a rede possui dois empreendimentos para receber ações do segmento, como o Privé Boulevard Suíte Hotel — que destaca a sala Boule Verte — com capacidade para até 90 pessoas, e a sala Champs Elysees, que permite até 270 convidados em formato auditório e até 350 pessoas para eventos volantes.

Já o Privé Riviera Park Hotel conta com um espaço de auditório que comporta até 500 pessoas. As diárias variam de acordo com a negociação em dias, formato do evento e contratação de serviços de gastronomia.

Em Aquiraz (CE), a 37 km de Fortaleza, o Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf oferece os salões Brasil e Lisboa. O primeiro tem capacidade para até 450 pessoas, enquanto o segundo comporta até 90 convidados em formato de auditório.

Na região Sudeste, outro empreendimento turístico que tem investido no nicho de eventos corporativos é o Búzios Beach Resort,localizado em Búzios (RJ). O espaço chama a atenção por receber desde feiras a espetáculos. O centro de convenções é modular com capacidade para acomodar até 500 pessoas.

(*) Crédito da capa: Divulgação/WAM Hotéis