A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e o MTur (Ministério do Turismo) lançaram hoje (14), o Painel de Dados do Turismo, plataforma digital que reúne dados atualizados sobre a entrada de turistas estrangeiros, movimentação financeira dos visitantes no Brasil e malha aérea internacional no país. A nova ferramenta dá mais transparência às informações e é um importante recurso de pesquisa para empresários do setor e gestores federais, estaduais e municipais.

O painel foi apresentado em uma coletiva de imprensa com a presença de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Celso Sabino, ministro do turismo. Freixo destacou que a disponibilização de dados faz parte de um compromisso assumido pela gestão no início do ano, com o objetivo de subsidiar o setor para qualificar e desenvolver ainda mais o turismo internacional, que segue com boas perspectivas.

“Montamos uma gerência de Informação e Inteligência de Dados, sob o comando de Mariana Aldrigui, para tocar esse trabalho na Embratur. Agora, com a divulgação desses painéis, prefeitos, governadores, demais autoridades e trade do turismo vão poder monitorar de forma mais qualificada a chegada dos visitantes estrangeiros e planejar ações para melhorar a recepção aos turistas”, diz Freixo.

“Era um desejo e, agora, é uma realidade. Esses dados vão colaborar na elaboração de políticas públicas de turismo que ajudem a trazer cada vez mais turistas internacionais ao Brasil”, completa o presidente da Embratur.

Para Sabino, o Brasil vive um novo momento que influencia direta e positivamente no turismo. “Estamos trabalhando para lançar programas de promoção internacional e fomentar o turismo interno. Agradeço ao Freixo e à equipe da Embratur por estar liderando essa retomada da imagem do Brasil no exterior”, diz.

Como funciona

A partir de agora, três painéis estarão disponíveis para consulta no site do Painel de Dados do Turismo. O primeiro monitora a chegada de turistas estrangeiros no Brasil, com dados da Polícia Federal. Entre as principais funcionalidades e pesquisas que podem ser feitas, estão:

  • Número total de turistas que ingressaram no Brasil de 2018 até 2023 e por UF
  • Origem dos visitantes (por país, continente ou via de acesso)
  • Ranking dos principais países emissores
  • Ranking das principais portas de entrada de estrangeiros
  • Acesso aos comparativos históricos mensais e por UF

Logo na estreia, o painel já mostrou dados atualizados sobre a entrada de turistas estrangeiros no Brasil em 2023. De janeiro a agosto, o país recebeu mais de 4 milhões de visitantes do exterior. O número representa 111% do total recebido em 2022. “O principal objetivo da plataforma é disponibilizar esses dados com transparência e agilidade, para ajudar o trade brasileiro a trabalhar com um pouco mais de previsibilidade na tomada de decisões”, explica Mariana Aldrigui, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur.

O segundo painel traz dados sobre as receitas internacionais com o turismo no Brasil, a partir do monitoramento realizado pelo Banco Central. A ferramenta mostra os gastos de visitantes estrangeiros mensal e anualmente, de 2013 a 2023.

Por fim, a malha aérea internacional é destaque do terceiro painel. Nele, é possível saber a quantidade de voos e assentos em voos internacionais programados para o Brasil, com filtros por aeroporto de origem e destino, companhia aérea, dia da semana e mês do ano, com base em dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

(*) Crédito da foto: ThePixelMan/Pixabay