Relatório divulgado hoje (10) pela Embratur mostra que o Brasil tem boas perspectivas de evolução nos números do turismo internacional em 2023. Baseado em dados da ForwardKeys, o estudo aponta que a oferta de lugares oriunda do exterior totaliza 9,7 milhões de assentos de abril a dezembro, alta de 26% frente igual período de 2022.

Mais do que a ampliação da oferta de assentos para o brasileiro que pretende viajar para o exterior, os cerca de 2 milhões lugares a mais de um ano para o outro são vistos pela Embratur como uma grande oportunidade de elevar o número de turistas internacionais que desembarcam no Brasil.

Em participação na Routes Americas, feira realizada no mês passado, em Chicago (EUA), a agência de promoção do turismo brasileiro propôs planos de aumento de viagens internacionais para o Brasil em 2024 e 2025. Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a conectividade aérea sempre foi um dos grandes gargalos para o crescimento do turismo internacional no país.

“Não adianta a gente mostrar para o turista estrangeiro o quão maravilhoso é o Brasil se ele não tiver como comprar uma passagem e vir nos visitar. A notícia boa é que estamos conseguindo avançar muito nesses três primeiros meses. Só na semana passada iniciamos o diálogo por novas rotas com 32 companhias aéreas estrangeiras”, comentou o executivo, em entrevista à CNN.

Freixo ressaltou que, com a ajuda de big data, há como mapear onde estão e quem são os potenciais novos turistas que se interessam pelo local. A partir daí, o objetivo traçado é mostrar para as aéreas o potencial de demanda e estimular o surgimento de novas rotas.

“Garantida a nova rota, nossa missão é conectar as operadoras e trabalhar as ferramentas de promoção dos destinos brasileiros e trazer turistas para cá”, explica.

Mais dados

Durante todo o ano de 2022, segundo informações da Polícia Federal, o Brasil recebeu 2,689 milhões de visitantes estrangeiros, considerando apenas os que entraram registrados como turistas. O número é 55% menor do que o registrado em 2019, quando 4,847 milhões de turistas estrangeiros desembarcaram no país.

O ano de 2023, contudo, começou de forma positiva. No primeiro bimestre, o país recebeu 1,5 milhões de turistas internacionais, que movimentaram US$ 1,1 bilhão na economia nacional. O volume de visitantes é o maior da série histórica iniciada em 2019, que, com 1,4 milhões de visitantes, era o maior até então. 

(*) Crédito da foto: ThePixelman/Pixabay