A obra de demolição do Edifício São Pedro, em Fortaleza, foi liberada após decisão de auditores do Ministério Público do Trabalho, proferida ontem (17). O prédio abrigava o Iracema Plaza Hotel e foi a primeira edificação a ser construída junto à orla da cidade, ainda em 1963, e que inaugurou o corredor para a Avenida Beira Mar, onde até hoje estão instalados importantes empreendimentos hoteleiros.

A demolição havia sido embargada, 17 dias atrás, devido ao risco de vida dos trabalhadores envolvidos – um dos exemplos citados pelo MPT era a instalação, no telhado do prédio, de uma retroescavadeira suspensa por um guindaste.

A máquina já foi retirada e também foram implementadas outras medidas de mitigação dos riscos que visam, por exemplo, evitar acidentes decorrentes da queda de materiais em pedestres e veículos que estejam circulando no entorno do prédio.

A liberação ocorre em um contexto em que a cidade de Fortaleza tem perdido hotéis para o setor residencial, como o Hotel Fortaleza, que também será transformado em um condomínio de alto padrão.

O Iracema Plaza Hotel

Construído em 1951 e idealizado pelo empresário Pedro Philomeno Gomes, o projeto se inspirou em hotéis de Miami e chegou a abrigar o restaurante Panela, conhecido ponto de encontro de personalidades importantes na capital cearense.

Com formato de navio, a edificação chegou a ganhar o apelido de Copacabana Palace cearense e foi idealizada para atender a diversos públicos – com atividades de hotelaria, unidades residenciais e estabelecimentos comerciais.

Os 12 mil metros de área construída abrigavam 100 apartamentos, mas quem não se hospedava por lá também teve a vida transformada pela sua inauguração. Isso porque o hotel se tornou símbolo da mudança de hábitos dos cidadãos cearenses, que passaram a comer fora com maior frequência.

Desativado ao final da década de 1970, o prédio voltou ao seu propósito original, já que a decisão de transformá-lo em hotel decorreu de um encontro promovido pela junta comercial de Fortaleza, que destacava o fato de que a cidade não contava com uma rede de hotéis suficiente para a demanda.

A antiga casa do Iracema Plaza Hotel chegou a ser tombada provisoriamente pela prefeitura de Fortaleza em 2006, tombamento que se tornaria definitivo em 2015, ano em que foi apresentado projeto que previa a construção de uma torre de 97 metros no “miolo” do imóvel, preservando sua fachada.

No entanto, mesmo com a aprovação unânime pelo Comphic (Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza), o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), acabou indeferindo a decisão em 2021 já que sua manutenção seria inviável.

Em 2022 o governo do Ceará decretou a utilidade pública do local, que deveria ficar sob a guarida da Setur (Secretaria de Turismo), mas a decisão acabou revogada em 2023 e o prédio voltou ao controle da família de seu idealizador.

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) chegou a ser acionado, visando a obtenção de proteção federal para o edifício, mas a solicitação acabou indeferida e a prefeitura de Fortaleza decidiu, em março deste ano, por sua demolição – citando como motivos os riscos à estrutura e o projeto de revitalização da praia de Iracema.

(*) Crédito da foto: Marcos Moura – Prefeitura de Fortaleza