Mesmo antes do final de 2023, as projeções da Decolar já eram otimistas tanto para lucro quanto para receitas. A OTA definiu o último trimestre do ano como um período notável de resultados, quando a empresa alcançou as maiores reservas brutas desde seu IPO em 2017.

Damian Scokin, presidente-executivo da Decolar, revelou em ligação com analistas que as reservas brutas para o trimestre aumentaram 44% no comparativo anual, chegando a US$ 1,5 bilhão. No acumulado de 2023, as reservas brutas subiram 31%, totalizando US$ 5,3 bilhões, segundo informado pelo Phocuswire.

As receitas no quarto trimestre aumentaram 40%, para US$ 204 milhões, em comparação com o mesmo trimestre de 2022, enquanto o EBITDA ajustado cresceu 248%, para US$ 44 milhões.

O negócio B2C da Decolar viu as reservas brutas aumentarem 41%, para US$ 1,3 bilhão, o que a empresa atribuiu principalmente ao crescimento nas vendas de hotéis e pacotes no Brasil e no México.

O negócio aéreo da empresa aumentou 25%, para US$ 75 milhões no trimestre, em comparação ao mesmo período de 2022. Scokin também disse que as reservas brutas em suas operações B2B  aumentaram 63%.

Perspectivas para 2024

Olhando para 2024, a Decolar prevê um crescimento de 16%, para uma receita de US$ 820 milhões, com o EBITDA  28% superior, totalizando US$ 150 milhões.

Ao anunciar os números, a OTA também forneceu uma atualização sobre seu planejador de viagens com inteligência artificial, a Sofia , anunciado no início deste mês. Gonzalo Estebarena, diretor de Tecnologia, descreveu os desenvolvimentos como “o início de uma nova revolução nas viagens”.

Estebarena acrescentou que a Sofia se destaca por ser multimodal e, portanto, simula interações com os agentes. O diretor também disse que a flexibilidade da IA é um diferencial que permite que aos consumidores alterarem os itinerários de viagem à medida que avançam no processo de reserva.

“É muito parecido com uma interação humana, pois não precisa seguir uma ordem ou fluxo predeterminado que é comum em tantas plataformas e aplicativos atuais. Nossa tecnologia permite que o viajante faça coisas que nunca foram pensadas no fluxo de decisão de um aplicativo tradicional”, comentou Estebarena.

O executivo ainda destacou que a combinação de grandes modelos de linguagem com a plataforma tecnológica da Decolar também ancorou a iniciativa de IA.

“O potencial desta mudança tecnológica é enorme, uma vez que nos permitirá não só aproveitar as nossas capacidades tecnológicas de viagens, mas também as de outros parceiros, permitindo a Sofia ajudá-lo totalmente em todos os aspectos das viagens”, finalizou Estebarena.

(*) Crédito da foto: Divulgação