Com o objetivo de elevar a experiência gastronômica dos clientes, o Costão do Santinho está implementando uma nova central de produção de alimentos para facilitar tanto o dia a dia do empreendimento, quanto o planejamento de ações que envolvam o segmento.

“A nossa principal mudança na gastronomia é o planejamento que a central de produção de alimentos irá nos proporcionar. Conseguiremos planejar um cardápio mensal, que será enviado para a central, que irá preparar tudo o que será servido nos restaurantes com antecedência”, diz Junior Teixeira, gerente operacional do Costão do Santinho.

“O formato de preparo será o cook chill, que é um termo em inglês que significa cozinhar e resfriar. A técnica envolve a cozedura completa dos alimentos, seguida de uma rápida queda de temperatura e armazenamento a temperaturas controladas. Depois desse processo, basta uma finalização em forno antes dos alimentos serem servidos. Dessa forma, reduzimos desperdício, mantemos a qualidade, o valor nutricional, o sabor e a aparência dos alimentos”, completa.

Costão do Santinho: gastronomia

No comando da gastronomia do empreendimento, que começou 2023 com otimismo, está o chef Danilo Dantas, que atua há mais de 20 anos no ramo, trazendo os destaques da culinária contemporânea, com uma mescla de culturas gastronômicas mundiais. No Costão do Santinho, está desenvolvendo um menu original, utilizando produtos regionais de forma criativa.

Dantas é formado em Gastronomia e estudou em grandes escolas do Ramo, como a Le Cordon Bleu, Ferrandi Paris, L’école Française de Gastronomie, entre outras. “Tive a honra de trabalhar com grandes chefs, como Pierre Gagnaire, oel Bobuchon e Ferran Adrià”, diz o chef. “Assumi a gastronomia do Costão do Santinho com um propósito muito forte de trazer a culinária contemporânea sem perder o enfoque na regionalidade e o diálogo com as comunidades locais”, acrescenta.

Para Leonardo Freitas, co-presidente do resort, o novo chef chega para celebrar a gastronomia da capital catarinense e melhorar a experiência do hóspede. “Fomos buscar alguém que tenha a essência da culinária contemporânea e que conseguisse fazer a ponte com o que há de mais moderno na gastronomia local. O chef quer trazer o resgate da cultura com o hiperlink do que é tendência na gastronomia mundial”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Costão do Santinho Resort