Seguindo a leva de balanços do primeiro trimestre, a Choice Hotels divulgou seus resultados do período. No período, a empresa teve receita de US$ 332,8 milhões, aumento de 29% em comparação ao mesmo período de 2022, segundo o Hotel News Resource. O RevPar aumentou 5,9% nos três primeiros meses do ano frente a igual período do ano passado. O resultado foi impulsionado principalmente pela alta de 5,2% na diária média e de 34 pontos na ocupação.

O lucro líquido, por sua vez, atingiu US$ 52,8 milhões, representando lucro diluído por ação de US$ 1,02. Como resultado de itens únicos, incluindo os custos de integração do Radisson Hotels America e o cronograma de despesas líquidas reembolsáveis, o lucro líquido e o EPS diluído foram 22% e 15% menores, respectivamente, frente ao primeiro trimestre de 2022.

Ainda de acordo com o relatório da Choice Hotels, o Ebitda Ajustado da rede no período foi de US$ 106,4 milhões, resultado recorde e aumento de 10% na comparação anual. Durante o primeiro trimestre, a companhia devolveu mais de US$ 173 milhões aos acionistas na forma de dividendos em dinheiro e recompra de ações.

Outros dados

Em fevereiro, a rede assinou um contrato plurianual com a Wells Fargo e Mastercard para lançar um cartão de crédito de marca conjunta, que deverá impulsionar o Ebitda Ajustado incremental em 2023 e posteriormente.

“Com base em nossos resultados de ganhos recordes em 2022, a estratégia de crescimento distinta e o melhor mecanismo de negócios de franquia da categoria levaram o desempenho do primeiro trimestre a novos níveis, com o Ebitda Ajustado aumentando 10% no recorte anual. Ao mesmo tempo, estamos à frente do plano de integração da unidade de negócios Radisson Hotels Americas, que esperamos que acelere ainda mais nosso crescimento transformador”, diz Patrick Pacious, presidente e diretor-executivo da Choice Hotels.

Excluindo a receita reembolsável de propriedades franqueadas e administradas, o faturamento total do grupo aumentou 34%, para US$ 175 milhões. As taxas de serviços de plataforma e aquisição, por sua vez, cresceram 18%, para US$ 13,8 milhões.

Pipeline

O pipeline global da empresa aumentou 14%, chegando a mais de 96 mil quartos e 988 hotéis. Até 31 de março, o número total de hotéis e quartos internacionais da Choice Hotels cresceu 8,2% e 9,6%, respectivamente, em relação a 2022.

No mesmo recorte, o tamanho do sistema doméstico para os segmentos upscale e high-midscale da empresa cresceu aproximadamente 29% e 24%, respectivamente, impulsionado pelo aumento do número de hotéis após a aquisição da Radisson.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Choice Hotels