Essa história o hoteleiro conhece: o consumidor vai lá no smartphone bater o martelo e definir o destino da próxima viagem. Em algum momento, com certeza, ele pesquisa sobre hospedagens disponíveis nessa cidade e, pelo celular, vai se deparar com uma experiência de navegação nova muito em breve. Sim, o Google vai rever toda a cara da ferramenta de buscas de hotéis na versão mobile.

Ontem (3), a gigante de tecnologia anunciou novas ferramentas para ajudar viajantes a procurar hotéis com mais facilidade e a economizar dinheiro em seus voos (com garantia de menor preço), entre outras coisas. As novidades já estarão prontas para a temporada de verão no hemisfério norte, que começa no final de junho. Não foi informado quando a mudança estaria disponível em outras regiões.

Procurada pela Phocuswire, o Google informou que o novo layout para busca de hotéis combinará uma experiência mais visual com melhor navegabilidade. “Encontrar um lugar para ficar deve ser fácil e divertido, e sabemos que navegar em seu telefone é como muitas pessoas iniciam esse processo”, disse uma fonte da empresa ao site de notícias norte-americano.

Em um post no blog da empresa, Richard Holden deu mais detalhes das mudanças, que dá uma “sensação” muito similar à visualização de stories em uma plataforma concorrente (veja abaixo). “Se você pesquisar algo como ‘hotéis Soho London’ e tocar para ver mais, encontrará uma nova opção para explorar cada propriedade em um formato deslizante”, explicou o vice-presidente de Produtos de Viagem da gigante de tecnologia.

“A partir daí, é possível tocar nas fotos do hotel e ter uma ideia do que esperar da propriedade. Então, com um único toque, o usuário também poderá salvar o hotel, obter mais detalhes sobre sua localidade ou ver um resumo do que as pessoas acham do empreendimento propriedade. Quando terminar, basta deslizar para cima para continuar navegando”, acrescenta.

Outro recurso a ser lançado globalmente, as desta vez para para o desktop, é a aba Recentes no Google Maps. Com ela, o usuário poderá montar listas de hotéis salvos na plataforma de mapas, que ficam automaticamente disponíveis neste guia quando ele retornar. A novidade já estará disponível na semana que vem.

Aposta nas viagens

O recente anúncio reforça os investimentos feitos pela empresa na sua plataforma de viagens. No mês passado, por exemplo, o buscador adicionou novos recursos à plataforma de publicidade para hotéis. Baseada em IA (Inteligência Artificial), a funcionalidade permite aos empreendimentos gerar elementos mais criativos nos anúncios veiculados em seus canais (Google Maps, YouTube e Gmail).

Além disso, há cerca de um ano, o Google adicionou links gratuitos para reservas de hotéis em sua página de resultados de pesquisa e no Google Maps. Mais ainda, a empresa criou novas visualizações de dados para ajudar as propriedades e agências de viagens online a melhor entenderem o tráfego que chegam por meio desse canal.

(*) Crédito da capa: reprodução de internet

(**) Crédito do vídeo: Google