Após alta de 74% nas tentativas de fraude em 2021, o Brasil registrou R$ 5,8 bilhões em investidas de golpes cibernéticos no ano passado. Os dados são do Mapa da Fraude, desenvolvido pela ClearSale — empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco.

O estudo aponta que foram registradas 5,6 milhões de tentativas de fraudes no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. O levantamento analisou 312,2 milhões de pedidos realizados no e-commerce brasileiro, feitos via pagamento por cartão de crédito.

A grande novidade para este ano, são os dois novos recortes: Ticket Médio das Fraudes, que teve um aumento em comparação com o ano anterior, registrando R$1.046, em 2022, contra R$981, em 2021. E o Marketplace, o segmento apresentou 972 mil tentativas de fraudes, e seu ticket médio da fraude é de aproximadamente 2,4 vezes o ticket médio dos pedidos positivos.

Para o Eduardo Mônaco, diretor presidente da ClearSale, os números apontam um crescimento controlado no índice de tentativas de fraudes, em razão da desaceleração do comércio eletrônico. “Como era esperado, o ano de 2022 foi marcado por um crescimento moderado do e-commerce brasileiro e pelas incertezas financeiras do consumidor para 2023. Tais fatores contribuíram para a queda diante dos anos anteriores, porém, o período ainda apresentou altos números de golpes, e os consumidores e varejistas precisam ficar atentos”, explica.

“O número de fraudadores no e-commerce é equivalente a quantidade de consumidores que migram para o varejo digital todos os dias, tendo em vista que os golpistas procuram vigiar os comportamentos destas pessoas para enganá-las. Algumas das principais ferramentas utilizadas são a fragilidade emocional dos consumidores, que acabam sendo atraídos pelas falsas narrativas criadas e a exclusão digital, fortemente presente no Brasil. É imprescindível que as instituições possuam medidas firmes para combater este crime”, reforça Mônaco.

Entre as categorias que mais sofreram tentativas, estão celulares (8,2%), com ticket médio de R$2.650, eletrônicos (8,0%), representando R$2.442 e informática (4,3%), com R$2.589. Estas também foram as líderes em 2021, com apenas uma mudança: o terceiro lugar foi ocupado pela categoria automotivos, que este ano segue para o quarto lugar (3,4%). Segundo Mônaco, estas categorias apresentam maior liquidez, facilidade de transporte e alta procura em mercados paralelos, por isso ocupam a liderança quase todos os anos.

eduardo mônaco

Crescimento foi controlado, diz Mônaco

Regiões

Assim como no ano anterior, a região Norte segue na dianteira, com o maior índice de tentativas de fraude sobre a quantidade total de transações, sendo 3,4%. Ela também é a primeira no ranking do ticket médio da tentativa de fraude com o valor de R$1.420,00. Seguida pelo Nordeste (2,8%); Centro Oeste (2,5%), Sudeste (2,1%) e Sul (1,1%).

Gênero

O Mapa da Fraude mostra que o público masculino é o que mais sofre com tentativas de fraudes, sendo 3,1%, enquanto o público feminino representa 1,5% do número de golpes. Em relação à faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas, totalizando 4%, seguido pelo grupo de pessoas acima de 51 anos (2,1%).

Dia, mês e hora da fraude

A maior concentração de tentativas de fraude é de terça a quinta-feira, onde o ticket médio do golpe gira em torno de R$1.230. Já em meses, o período de fevereiro a maio apresenta os maiores números de tentativas. Ademais, os fraudadores costumam agir de madrugada, tendo em vista que as maiores taxas de investidas se concentram das 01:00 às 04:00.

Datas comemorativas

As datas comemorativas que mais apresentaram tentativas de fraudes foram o Dia das Mães (2,5%), Dia do Consumidor (2,2%) e Dia dos Namorados (2,1%). Já a Black Friday apresentou (1%). Para Mônaco, esta data não é tão atrativa, pois possui foco em grandes promoções, o que não faz diferença para os fraudadores. Em contrapartida, neste período os golpistas procuram produtos com preços maiores, em 2022, o ticket médio dos pedidos fraudulentos foi de R$1.463, número 21,3% maior do que na Black Friday de 2021.

(*) Crédito da foto: Unsplash