Para 2024, a Accor se prepara para um plano de expansão ambicioso de sua divisão Premium, Midscale & Economy, com foco nas Américas. A rede francesa pretende saltar de 450 hotéis para mais de 700 propriedades nos próximos três anos. E o Brasil não passou despercebido pelo desenvolvimento da gigante hoteleira.

Um dos principais mercados da Accor na região, o Brasil possui 340 unidades da rede — com destaque para empreendimentos econômicos. O grupo busca manter sua posição de liderança no país, ao mesmo tempo em que promove a expansão de suas marcas premium, como a Pullman Hotels & Resorts.

Lançada em janeiro de 2023, a Handwritten Collection faz parte do portfólio de soft brands da Accor. Em seu primeiro ano, a marca já possui 12 empreendimentos, mas nenhum em solo brasileiro. Pelo menos por enquanto. Na última edição da Equipotel, Abel Castro, CDO da rede, adiantou que o mercado tupiniquim está na mira da bandeira caçula, uma vez que trata-se de uma praça com ampla oferta de hotéis independentes.

Outra marca premium que deve desembarcar por aqui é a Swissôtel Hotels. A rede ainda prevê a estreia da bandeira TRIBE, voltada ao design, com Belo Horizonte definido como seu primeiro destino.

Plano de desenvolvimento

No primeiro episódio do Hotel Trends de 2024, Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor, revelou alguns insights do plano de expansão da rede em solo brasileiro. O executivo ressaltou oportunidades no mercado de lazer, catalisado pelos 4 milhões de membros ALL — programa de fidelidade da empresa.

Silva destacou as franquias como o grande motor de desenvolvimento hoteleiro atual — modelo detentor de 96% do pipeline da rede. Em volume, o diretor afirmou que praças secundárias e terciárias seguirão como prioridades de crescimento no Brasil. “No interior de estados como São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, por exemplo, ainda cabe muita oferta de hotelaria econômica e midscale”, avaliou.

Sobre o desenvolvimento de marcas premium, Silva aponta a Mövenpick Hotels & Resorts como uma opção de novidade no Brasil. “Pode ser que venha. A Swissôtel Hotels já está na América do Sul, mas não no Brasil, mas deve chegar”.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor