Ao longo do ano passado, o Hotel Trends recebeu nomes de peso da hotelaria (confira a retrospectiva aqui), que trouxeram reflexões importantes sobre temas como entretenimento, vacation onwership, short-term rental e luxo. Abrindo os trabalhos de 2024, o podcast liderado por Vinicius Medeiros (Hotelier News) e Pedro Cypriano (Noctua Avisory) recebe Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor, para abordar a expansão do setor nos próximos meses.

O executivo da gigante francesa foi sabatinado com perguntas sobre recomposição de diária média, o futuro dos condo-hotéis, desenvolvimento de projetos greenfield e modelo de funding, entre outros temas.

“Ainda existe espaço para recuperação de diária média”, afirma o diretor da Accor. “O ano de 2024 será um ano de recuperação, mas não na mesma velocidade do ano passado. Temos espaço para recompor e buscar o retorno do proprietário. Lembrando que o Perse vai acabar. Todos estão contentes com os resultados, que devem impactar em até 4% na receita, mas em 2027 o programa não vai existir mais. Vamos cuidar para recompor a diária média nos anos que nos restam”, acrescenta.

Modelo de funding que explodiu na hotelaria brasileira no passado, os condo-hotéis ainda são uma aposta do setor, de acordo com Silva, mas não nos mesmos moldes de antes. “Acredito que os condo-hotéis voltarão. No Brasil, existe o efeito manada, quando você olha para uma oportunidade e dá certo, todos seguem. Basta alguém ser o primeiro. Agora, é um modelo que tem mais chances na hotelaria econômica”, continua Silva.

Nos últimos anos, com as altas taxas de juros, o desenvolvimento hoteleiro ficou pautado em conversões. Para 2024, o cenário deve mudar. O convidado do Hotel Trends acredita que projetos greenfield voltarão ao pipeline brasileiro. “Ficamos anos sem desenvolvimento greenfield, com a hotelaria atuando em conversões. A maioria dos projetos vieram do segmento de multipropriedade”, diz o executivo.

“A hotelaria tradicional corporativa, se assim podemos chamar, pouco se desenvolveu em greenfield nos últimos sete anos. O parque hoteleiro está desatualizado e, em muitos mercados e praças como Belo Horizonte, Goiânia e Porto Alegre, construir um hotel novo era quase um palavrão. Com esse novo macroambiente, contudo, é realidade”, completa.

Onde ver e ouvir?

O episódio do Hotel Trends com Romulo Silva está disponível em múltiplas plataformas. O programa pode ser acessado no Spotify, YouTube ou via newsletter do LinkedIn (faça sua inscrição aqui).

Spotify: https://acesse.one/xhAod

Já se você não segue o canal do Hotelier News no YouTube, dá um joinha e clique no sininho para receber notificações sobre nossas últimas atualizações, como novos episódios do Hotel Trends, Hotel Connection e In Loco. Aproveite também para curtir nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber tudo que acontece na hotelaria.

Já se quiser ver a lista completa com todos os episódios do podcast do Hotelier News, acesse https://spoti.fi/3Hu00UB.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotelier News