A Bourbon Hotéis & Resorts encerrou 2022 com o maior faturamento de sua história, registrando alta de 39% em relação a 2021 e superando todas as expectativas da rede. O balanço positivo, segundo a empresa, retrata a eficiência das operações hoteleiras do grupo, implementadas nas unidades que se conectaram com as novas tendências ligadas aos hábitos dos clientes, além da ampliação do uso de ferramentas digitais.

No ano passado, o Ebitda Ajustado da Bourbon teve crescimento de 153%. Além disso, a rede registrou alta de 25% no RevPar. As marcas alcançadas se tornaram mais expressivas levando-se em consideração que o incremento ocorreu após o período mais crítico da pandemia, que impactou significativamente todo o segmento.

“O sucesso da Bourbon está na nossa cultura. Focamos na excelência do produto, no cuidado com as pessoas e na comunicação eficiente. Tivemos mudanças sociais e comportamentais importantes nos últimos anos. O brasileiro redescobriu o turismo interno, desfrutando dessa experiência com a família, e muitas vezes conciliando com o trabalho, por conta das atividades remotas”, explica Alceu Vezozzo Filho, presidente da rede.

Otimismo para 2023

Além de encerrar 2022 com números importantes, a Bourbon iniciou este ano com marcas expressivas. No primeiro trimestre, houve aumento de 54% da receita bruta. Além disso, o TrevPar, que avalia a renda total de um hotel por quarto disponível, cresceu 49%, assim como a ocupação diária, que teve alta de 15%.

“Soubemos superar as adversidades e acompanhar todas as mudanças. A relação dos hotéis com os hóspedes e com os eventos corporativos se transformou e hoje alcançamos resultados melhores que nos anos anteriores”, destaca Vezozzo Filho.

A receita gerada no período foi direcionada para melhorias nas unidades da rede. Sendo assim, inicialmente as áreas de lazer dos resorts foram contempladas. Recentemente, o grupo hoteleiro anunciou aporte de R$ 16 milhões no Bourbon Atibaia Resort, que terá um parque aquático indoor, com previsão de inauguração para julho de 2023. Além disso, 200 apartamentos da propriedade passaram por retrofit. O Bourbon Destination Club, clube de férias da empresa, por sua vez, registrou crescimento de 64% no faturamento em 2022 frente ao ano anterior, e tem metas ambiciosas para 2023.

O próximo empreendimento a receber investimentos de grande porte será o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort. “Conquistamos números excelentes e isso só retrata o crescimento contínuo da Bourbon Hotéis & Resorts. Apresentamos forte desempenho financeiro, o que colabora para podermos investir ainda mais nas unidades e sempre oferecer o melhor para os nossos hóspedes”, acrescenta Edilson Rodrigues, CFO da empresa.

Atualmente, a Bourbon possui 24 unidades, distribuídas por Brasil, Argentina e Paraguai. São aproximadamente 5 mil acomodações. “A excelência nos produtos e serviços entregues aos clientes continua sendo nosso objetivo prioritário. O grupo tem a premissa de fazer investimentos contínuos nos empreendimentos hoteleiros, incluindo modernização de quartos, áreas sociais e ampliação de espaços e novas atrações para lazer, reforçando nosso foco em experiência”, finaliza Nilton Camilo, CCO da rede.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Bourbon Hotéis & Resorts