A Bourbon Hospitalidade deu um importante passo em sua agenda ESG. Reforçando seu compromisso em mitigar os imnpactos de sua operação no meio ambiente, a rede hoteleira anunciou a compra de energia limpa para mais de 50% de suas unidades no país até 2026 por meio do I-REC (Certificados de Energia Renovável).

Desta forma, o grupo valida seu desenvolvimento sustentável, assim como a redução na emissão de gases de efeito estufa. Atualmente, as propriedades certificadas utilizam fontes de energia hídrica e eólica. Até 2026, estima-se que os hotéis deixarão de emitir 4,2 mil toneladas de CO² na atmosfera.

O I-REC (International Renewable Energy Certificate), sistema internacional de rastreamento, permite averiguar e atestar a origem das diversas fontes de energia. É um dos meios mais confiáveis de rastrear a procedência da energia gerada ou utilizada por uma empresa, comprovando que tal instituição segue preceitos de sustentabilidade no que diz respeito ao consumo de energia limpa.

A Bourbon iniciou a certificação de suas unidades por meio do I-REC em 2022, com o Bourbon Atibaia Resort, em Atibaia (SP), e o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu (PR) através do consumo de energia de fonte eólica.

Propriedades incluídas

No ano passado, quatro hotéis foram incluídos: Bourbon Curitiba Hotel & Suítes, em Curitiba (PR); Bourbon Cambará Hotel, em Cambará (PR); Rio Hotel by Bourbon Campinas, no interior de São Paulo; e Bourbon Santos Convention Hotel, no litoral paulista.

Em 2024, mais cinco hotéis da rede Bourbon adotam a certificação: Bourbon Joinville Convention Hotel, em Joinville (SC); Bourbon Belo Horizonte Hotel, em Belo Horizonte (MG); Rio Hotel by Bourbon São Paulo | Barra Funda, em São Paulo (SP); Rio Hotel by Bourbon Indaiatuba, em Indaiatuba (SP); e Rio Hotel by Bourbon Maringá, em Maringá (PR).

Todos os certificados são válidos até 2026 e podem ser renovados. Assim, a Bourbon Hospitalidade alcança mais de 50% das unidades no país com I-RECs, emitidos pela Comerc Energia. A previsão é que, até 2026, o número de unidades certificadas ultrapasse 80%.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Bourbon Hospitalidade