Neste início de ano, temos ouvido diversos hoteleiros sobre perspectivas, estratégias e objetivos para 2022. O tão esperado retorno dos eventos em formato presencial tem proporcionado encontros (e reencontros) que outrora eram impedidos pelas restrições impostas nos últimos dois anos. E foi nesse clima que tivemos o prazer de conversar com Chieko Aoki, fundadora da Blue Tree Hotels, acerca dos planos a serem realizados ao longo do ano. Durante o bate-papo, realizado no espaço de eventos recém-assumido pela marca, a executiva apontou a diversificação de serviços como principal estratégia para este novo momento da hotelaria.

A executiva revela que foi necessário criar novas estratégias para driblar a queda nos indicadores do segmento corporativo, consideravelmente afetado pela crise. Além disso, ela aponta que tais medidas se aplicam até mesmo neste novo momento, pois ainda é difícil apontar quando (e se) os níveis voltarão a ser os mesmos de 2019, como previsto por outros profissionais do setor.

“Acredito que o modelo híbrido pode afetar essa recuperação e gerar uma eventual queda de demanda do corporativo em relação ao período anterior à crise. E isso representa perda na ocupação, já que muitos hotéis utilizam os eventos como forma de alavancar seus números de hospedagem”, explica.

“Por outro lado, esse cenário nos abriu um novo mercado. Atualmente, temos o Blue Home, nosso modelo de estadas prolongadas. Muitas empresas e pessoas físicas têm usado a infraestrutura dos hotéis com serviços personalizados. Assim, cobrimos uma parte da ocupação gerada por eventos. Nos últimos anos, percebemos que esse mercado era bastante interessante e resolvemos investir nisso. E hoje, a maioria dos nossos hotéis já está superando as metas, com alto índice de ocupação nesse começo de ano. Nos empreendimentos de São Paulo, Fortaleza e Caxias do Sul (RS), temos registrado ótimos resultados”, acrescenta.

Orçamento e objetivos

Apesar do aparente cenário otimista da rede neste primeiro trimestre de 2022, Chieko pontua que a Blue Tree tem adotado uma postura mais conservadora em relação ao orçamento. “É melhor estarmos preparados para o pior e ter o melhor. Ainda é um momento de incertezas, devido a fatores como a variante Ômicron e o conflito no leste europeu, que tem afetado o mundo inteiro”, avalia.

“Se essa guerra se prolongar, por exemplo, acredito que esse processo de recuperação possa ser freado. Afinal, com o livre comércio afetado e os países fechados, o mundo todo sofre as consequências”, completa.

Em relação aos resultados dos três primeiros meses do ano, Chieko aponta a gestão realizada em diversos departamentos da rede como responsável pelos bons indicadores, com avaliações financeiras, de marketing e vendas realizadas semanalmente.

Blue Tree Hotels - Chieko_Aoki

Chieko: liderança objetiva foi determinante para atingir resultados

A força dos condo-hotéis

Na ocasião, a executiva também destacou o crescimento do modelo de condo-hotéis nos últimos anos. “São tendências que têm crescido na hotelaria, com o setor de multipropriedade e timeshare ajudando a alavancar viagens em família, por exemplo. Acredito que é um mercado interessante e necessário. O importante é que os hóspedes se sintam bem onde estão, independente do modelo. Se o cliente não se sente bem, o produto perde seus atrativos”, destaca.

Expansão

Atualmente, a Blue Tree Hotels possui 23 hotéis no portfólio, sendo 19 em contratos de administração direta e quatro franqueados. Por fim, a executiva afirma que a gestão vai continuar sendo prioridade no processo de ampliação do portfólio, mas não descarta outros modelos. “Acredito que todos os modelos são importantes. Eu escolho com quem eu faço, e não se faço ou não”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Booking.com

(**) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News