Em breve, o destino turístico Beach Park, que tem investido forte em ampliações, vai ganhar seu segundo parque, um espaço para promover a educação e consciência ambiental, onde os visitantes poderão aprender sobre a importância do bem-estar animal e da biodiversidade por meio de experiências lúdicas e entretenimento. Assim é o Parque Arvorar, cuja abertura deve acontecer no primeiro semestre de 2024.

O novo parque do complexo turístico localizado em Aquiraz (CE) contará com mais de 20 atrações. Logo na entrada, o público irá se deparar com um ambiente lúdico e cheio de sons, sendo recebido por um grande portal em formado de jandaia (ave símbolo do Ceará), que marcará o início do passeio.

Um circuito de trilhas aéreas, com desafios e escorregadores, e um grande redário, dão ao público a oportunidade de brincar ou descansar perto da copa das árvores, promovendo momentos de conexão com a natureza. Ponto central do Arvorar, a torre em formato de ninho de pássaro, com quatro andares, dará uma visão 360 graus do parque e seus arredores.

Beach Park: novo espaço

Como atração principal, o Arvorar terá três aviários de imersão, com área total de 3 mil metros quadrados (m²), onde o público poderá observar cerca de 250 animais, reunindo aves da fauna brasileira, além de outras espécies como alguns répteis e pequenos mamíferos. Anfiteatro, playgrounds, restaurante, diferentes tipos de visitas guiadas e janela com vista dos bastidores completam as atrações.

Além do entretenimento como forma de educação ambiental, a nova atração do Beach Park também se dedicará a ser um equipamento voltado a construir pontes entre a comunidade científica e o público em geral, por meio do desenvolvimento de soluções ambientais com impacto positivo. Com infraestrutura para cuidar, contribuir com a reabilitação e permitir que alguns animais tenham oportunidade de voltar à natureza, o parque já iniciará suas atividades com o projeto Refauna Arvorar, iniciativa de repovoamento de aves nativas do Ceará ameaçadas de extinção.

O projeto dará início ao trabalho de conservação em Aquiraz, com a espécie jandaia-verdadeira. Em seguida, o trabalho continua com a espécie periquito cara-suja, para repovoamento da Reserva Natural da Serra das Almas, em Crateús (CE), mantida pela Associação Caatinga.

“É propício que o projeto inicie com as jandaias verdadeiras. E a experiência adquirida com esses primeiros passos trará o ensejo para repatriar papagaios, araras, guarás e até mesmo os flamingos que há muito tempo desapareceram do solo cearense”, avaliam Sandino Moreira, Weber Girão e Fábio Nunes, biólogos parceiros do Projeto Refauna Arvorar.

Bem-estar animal e retorno à natureza

Com o objetivo de desenvolver o trabalho de atendimento ao público e aos animais, o parque contará com uma equipe multidisciplinar, com 64 colaboradores entre veterinários, biólogos, zootecnistas, educadores ambientais, cuidadores de animais, além de equipes operacional e administrativa.

De acordo com Murilo Pascoal, CEO do Beach Parque, o Arvorar seguirá o propósito de criar momentos felizes, promovendo entretenimento com base na educação ambiental e na conservação de todas as espécies já presentes, impactando a sociedade positivamente e atendendo a todas as condições exigidas em lei para manejo e suas respectivas medidas higiênico-sanitárias e de bem-estar animal.

“O Arvorar teve um planejamento de quase três anos e foi pensado ainda na pandemia. O crescimento dos números de apreensão de animais no Ceará também nos impulsionou a criar um equipamento que pudesse receber esses pássaros, para que possam ser cuidados com a devida estrutura, contribuindo para a reabilitação, com chances bem maiores de retornarem à Natureza. Aliamos isso ao que sabemos fazer melhor, que é criar momentos felizes. Assim, o parque irá promover a educação de forma divertida, buscando a conservação ambiental e permitindo uma experiência surpreendente de entretenimento para visitantes e suas famílias”, diz .

O Arvorar terá a capacidade de receber animais de qualquer parte do Brasil, prioritariamente da fauna silvestre, valorizando nossa biodiversidade, respeitando as instalações adequadas e executando todos os protocolos sanitários exigidos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Beach Park