Some o apagão de mão de obra, herança dos tempos de pandemia, com a alta demanda sazonal do verão. Adicione a Bahia, que abriga alguns dos destinos mais procurados do país, e o resultado não pode ser outro: para os próximos meses, a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) projeta a abertura de 9 a 12 mil vagas temporárias no setor, informa o Correio*.

É antecipada a chegada de de 6,5 milhões de visitantes nos próximos meses, e a Setur-BA (Secretaria de Turismo da Bahia) prevê um impacto positivo de R$ 9,8 bilhões na economia local. Com isso, a ABIH-BA estima um crescimento de 15 a 20% nos postos de trabalho.

“As contratações são para os mais diversos cargos, como recepcionistas, camareiros, cozinheiros, garçons, salva-vidas e seguranças. Alguns dos requisitos mais comuns para as vagas de emprego no setor hoteleiro baiano são: ensino médio completo; experiência anterior na área; disponibilidade para trabalhar em horários flexíveis; bom nível de relacionamento interpessoal; e capacidade de trabalhar em equipe”, pontua Wilson Spagnol, presidente da ABIH-BA.

Antônio Cordeiro, responsável pela gestão de dois hotéis na área da Chapada Diamantina, assegura que ambos os estabelecimentos iniciaram o processo de contratação temporária no final de outubro, antecipando-se à alta temporada, a fim de proporcionar um “tempo adequado para o treinamento dos novos colaboradores”. Na região, a mão de obra utilizada é exclusivamente local, visando contribuir para o desenvolvimento da economia regional.

Serviços em alta

O verão também aquece o setor de alimentação fora do lar. Na área de bares e restaurantes, a Abrasel-BA (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia) destaca a procura por garçons e profissionais de cozinha especializados. Segundo Leandro Menezes, presidente da entidade, cerca de 30% a 40% dos profissionais baianos que estavam atuando no setor, antes do período pandêmico, foram postos à rua quando os empresários tiveram que fechar as portas por restrições sanitárias.

“Muitos profissionais foram para outros segmentos, mercado informal, e hoje o setor está com imensa dificuldade de recompor seus quadros. Temos muitas vagas em aberto. O segmento de alimentação fora do lar está bastante otimista em relação ao retorno do faturamento pré-pandemia, que tudo indica acontecer ainda no 1° semestre de 2024”, diz Menezes.

(*) Crédito da foto: digasalinas/Pixabay