Não é nenhuma novidade que o Carnaval é um dos períodos do ano que mais geram expectativa para a hotelaria e turismo, que sempre esperam alta nos resultados durante o período. E em Salvador, terra da folia mais famosa do Brasil, foi exatamente o que aconteceu. O setor hoteleiro da cidade registrou, durante os dias de festa, incremento de 23% na diária média, que atingiu valor médio de R$ 1.933,21, segundo dados da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia).

A ocupação média, por sua vez, foi de 79,39%, similar à do ano passado, com picos acima de 85% em toda a cidade nos dias mais buscados, e superior a 95% nos hotéis dentro ou próximos ao circuito Barra Ondina. Os empreendimentos fora da região também tiveram sólido desempenho, especialmente nos dias de maior demanda: sexta, sábado e domingo. O resultado positivo foi observado em diferentes pontos da capital e em diversas categorias de hotéis, incluindo os de luxo. Em relação à receita, o aumento foi de 21% frente a 2023.

Wilson Spagnol, presidente da ABIH-BA, afirma que o processo de valorização da diária média da hotelaria de Salvador é reflexo do bom momento vivido pela cidade, que tem sido uma das mais buscadas no turismo de lazer e também no corporativo. Além disso, o gestor sinaliza que as perspectivas para 2024 são positivas, com o crescimento e continuidade da melhoria dos indicadores de desempenho do setor, mas ao mesmo tempo elenca alguns desafios a serem enfrentados.

“Entre os desafios está a revogação do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), pauta em que a ABIH-BA tem trabalhado incansavelmente para que os benefícios sejam mantidos. Outro ponto que pode ter impacto no fluxo de turistas é a disponibilidade de assentos em voos para Salvador e aeroportos baianos, bem como as altas tarifas praticadas. As companhias aéreas têm enfrentado atrasos recorrentes no recebimento de novas aeronaves, devido a entraves logísticos globais na cadeia de suprimentos, e isso pode limitar o aumento de oferta de novos voos e assentos, além de prejudicar o balanço entre oferta e demanda, o que dificulta a redução das tarifas”, analisa Spagnol.

“Também estamos trabalhando ainda mais na intensificação das ações comerciais de promoção do destino Salvador e também da Bahia como um todo, fundamentais para a continuidade e crescimento do turismo no estado”, conclui o presidente da entidade.

Volume de turistas

Durante o Carnaval, cerca de 3 milhões de pessoas circularam em Salvador e em quase 90 cidades onde a festa aconteceu, apontam dados da Setur-BA (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia). A movimentação injetou R$ 6,6 bilhões na economia. O levantamento mostra que os principais polos emissores nacionais foram São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Buenos Aires liderou a emissão internacional. Além disso, três navios de cruzeiro atracaram no porto de Salvador, trazendo 18 mil turistas. Maurício Bacelar, secretário de Turismo do estado, ressalta que os números do setor no Carnaval 2024 são resultado da preparação do governo para a festa, com ações envolvendo secretarias, contribuição das esferas municipal e federal, além da participação do trade e entidades sociais.

“A gente confiava nesse resultado recorde, porque o governo preparou a Bahia para oferecer atendimento qualificado aos turistas, que tiveram todo o suporte para brincar o Carnaval, com segurança e muitos trios sem cordas, além da participação importante da iniciativa privada. O trabalho tem impacto também depois da festa, porque muitas pessoas voltarão para conhecer outros atrativos nas 13 zonas turísticas baianas”, pontua.

Ainda antes do Carnaval, em janeiro, a cidade já via forte movimentação na hotelaria. A rede hoteleira da capital baiana fechou o mês com ocupação média de 71,75%, similar aos 71,25% de 2023. A diária média, por sua vez, teve alta de 21% na comparação com o ano passado. Mesmo desconsiderando os hotéis de luxo, a média praticada no primeiro mês do ano (R$ 544,77) superou a de janeiro de 2023 (R$ 457,86) em 19%. Com isso, o RevPar atingiu R$ 509,13.

Como costuma ocorrer historicamente, a primeira quinzena do mês teve resultados mais expressivos em todos os indicadores. Já na última semana, os números foram inferiores à média do mês. O aumento da demanda e valorização da diária média se devem, em parte, ao crescimento do interesse dos viajantes por Salvador. Em diversos levantamentos, a cidade foi apontada como um dos destinos turísticos mais procurados ou desejados do Brasil no verão. Além disso, a capital baiana também figurou como destaque em premiações internacionais ao longo dos últimos meses, sendo considerada como o destino mais criativo do mundo pela Creative Tourism Network, e foi citada como uma das cidades mais promissoras do mundo no ranking da Global Cities Report de 2023.

(*) Crédito da foto: Pixabay