Com a proximidade do verão, a hotelaria da capital baiana espera ocupação média de 85%. Para seguir fomentando o turismo de Salvador, a prefeitura e a ABIH-BA assinaram hoje (27) um convênio que prevê a realização de ações para atração de turistas à cidade, informa o BNews.

Quem estava atento às projeções divulgadas na segunda edição do Hotel Trends Stats já sabia o que esperar. A redução da demanda em meses como outubro e novembro deve ser compensada em feriados, com buscas altas por hotéis em datas como o próximo feriado, Dia de Finados. Enquanto isso, a procura por hotéis e voos para o Ano Novo e para o Carnaval já atinge altos picos.

“Tivemos, por exemplo, no último feriado de 12 de Outubro, uma ocupação em torno de 90% na cidade, a cidade está praticamente lotada, muitos hotéis a 100% e com isso, a gente espera no verão 2023-2024, uma ocupação média em torno de 85%”, contou Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA.

Ele destaca, ainda, eventos promovidos pelo Novembro Negro na capital baiana, como um chamariz para a atração de turistas para a cidade. “Esse mês de novembro vai ser todo dedicado ao tema afro, que é uma novidade em Salvador”, afirma.

Outros dados e iniciativas

Depois de ter o melhor setembro em 10 anos, o foco da hotelaria de Salvador é se manter entre os principais polos turísticos do país. “Vamos imaginar Salvador como um produto de consumo. Então a gente concorre com São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Maceió. A cada ano que passa essa concorrência ela fica mais acirrada. Convênios como esse, entre a ABIH-BA e a prefeitura, fazem com que a gente efetivamente coloque Salvador na prateleira de venda”, comenta Lopes.

Um dos aspectos a serem explorados é o do turismo religioso. “Quando olhamos outros destinos, como Aparecida (SP), há turismo todos os dias. Esse é um outro ponto que nós estamos ampliando, em sobretudo divulgar Salvador como uma cidade cultural. Salvador respira cultura, religiosidade e praia. Temos um mix de turismo”, finaliza o presidente da entidade.

(*) Crédito da foto: victtin96/Pixabay