A despeito do resultado decepcionante para o comércio eletrônico como um todo, a Black Friday foi extremamente positiva para a indústria de viagens. Vários operadores hoteleiros e hotéis independentes colecionaram resultados recordes no período, e a Atlantica Hospitality International foi mais um a engrossar a lista.

Dados divulgados pela rede liderada por Eduardo Giestas, que administra mais de 170 hotéis em mais de 60 destinos no país, apontam que a operadora não só bateu a meta estipulada, como dobrou a performance de vendas em comparação com o ano passado. Para se ter ideia, o faturamento durante a campanha, que ganhou o nome Black Weekend (realizada de 25 a 27 de novembro), cresceu 202% frente a 2021, além de ter ficado 26,5% acima do orçado.

A Atlantica Hospitality International ofereceu 50% de desconto nas diárias durante a Black Friday. Outro dado relevante é que 95% dos empreendimentos receberam pelo menos uma reserva no período. Vale destacar que a empresa promoveu ainda uma ação promocional antecipada referente à data que teve início em 14 de novembro. Nela, foram ofertados descontos exclusivos para membros do programa de fidelidade Let’s Atlantica, com outro excelente resultado na comparação anual: aumento de 196% nas vendas.

Expectativa positiva

O resultado na ação comercial, que contempla vendas em muitas datas de 2023, anima a operadora paulista para o ano vindouro. É vista, portanto, como uma sinalização positiva para as metas traçadas para o ano que vem. Em entrevista ao Hotelier News, por exemplo, Giestas disse que “2019 já não é uma boa comparação” e que a Atlantica mira agora a performance de 2014, considerado o ano de melhor performance do setor hoteleiro.

Para 2023, por exemplo, a rede hoteleira mira uma receita de R$ 2,2 bilhões, o que representaria alta de 25,7% frente a este ano. “A meta é subir a diária média acima da inflação, que deve ficar entre 6% e 8% ano que vem, chegando a algo próximo de 15%. Ou seja, novamente um crescimento real. Já o GOP estimado é de 40%, enquanto a ocupação deverá ficar em 61%”, revelou Giestas na entrevista.

(*) Crédito da capa: reprodução de internet