O fim de novembro é marcado por uma das datas de compras mais importantes do ano. A Black Friday de 2022 trouxe maior robustez aos caixas do setor hoteleiro e a boa performance também foi sentida no turismo como um todo. Segundo dados do ICVA (Índice Cielo de Varejo Ampliado), desenvolvido pela Cielo, o segmento de viagens e transporte cresceu 25,1% em vendas frente ao mesmo período em 2021.

O levantamento aponta que o faturamento total do varejo brasileiro foi 6,9% superior em 2022 em relação ao ano anterior. Assim como foi analisado anteriormente, a Copa do Mundo fora do seu período tradicional pode ter influenciado a performance de alguns setores. O dado é nominal, ou seja, não possui desconto da inflação acumulada.

De acordo com a Cielo, as empresas se movimentaram ao longo do mês de novembro para promover ofertas e descontos. A gigante de pagamentos analisou dados do varejo como forma de apoiar vendedores com informações relevantes e inteligência de negócios.

Varejo online em alta

No comparativo com a Black Friday de 2021, o varejo online registrou alta de 21,1%, enquanto o comércio físico cresceu 5,4%. O segmento com o maior avanço em vendas foi o de drogarias (25,9%), seguido por turismo e transporte (25,1%), cosméticos e higiene pessoal (22,2%) e bares e restaurantes (18,6%).

De acordo com Vitor Levi, Superintendente de Dados e Inovação da Cielo, o e-commerce foi o destaque positivo com crescimento de 21,1%, mostrando que mesmo após pandemia, o online é uma tendência entre os consumidores brasileiros.

(*) Crédito da foto: un-perfekt/Pixabay