Com o retorno à normalidade no setor hoteleiro, a gastronomia ganha cada vez mais destaque, se tornando um importante fator na estada do hóspede. Dentro desse panorama, os coffee breaks estão entre as principais estratégias para proporcionar uma boa experiência gastronômica, sobretudo no departamento de eventos. Sabendo da relevância da área para a rentabilidade dos empreendimentos, o Hotelier News conversou com especialistas para identificar as tendências que estarão em evidência em 2023.

Raphael Martini, gerente geral do Novotel Morumbi, afirma que a procura por produtos naturais vem crescendo no setor hoteleiro. “As pessoas estão preferindo alimentos não tão processados, mas sem perder o sabor”, avalia.

O outro ponto, segundo ele, diz respeito à personalização da experiência. Ou seja, cada vez mais os clientes vão querer adequar os coffee breaks às suas necessidades e, obviamente, ao seu público. “O cliente fica feliz quando o hotel faz aquilo que ele está pedindo, e isso contribui muito para elevar a reputação do empreendimento”, acrescenta Martini.

O executivo ressalta que, frente aos custos dos insumos, será necessário que os coffee breaks sejam planejados de forma otimizada e criativa, para evitar despesas exacerbadas. “As equipes de Alimentos & Bebidas estão otimizando custos, desenvolvendo opções criativas e sem desperdício”, complementa.

Outras tendências

Antônia Mota, que assumiu recentemente a gerência de A&B do Grande Hotel Termas de Araxá (MG), diz que, atualmente, é indispensável que os coffee breaks possuam opções sem lactose e sem glúten, devido ao crescimento do número de pessoas vegetarianas e veganas, além de clientes com restrições alimentares.

“Também há maior preocupação com a sustentabilidade. Então, o uso de materiais reutilizáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente deverá crescer consideravelmente nos próximos anos. Com isso, prevejo também a redução de desperdício de alimentos”, analisa.

“Acredito que a adaptação é uma grande tendência. Os clientes têm preferências distintas e os hotéis precisam se moldar a essa demanda se quiserem se sobressair”, acrescenta a exceutiva.

Por fim, Christian Mansfeld, gerente de A&B (Alimentos & Bebidas) das unidades Pullman e Gran Mercure Vila Olímpia, reforça a sustentabilidade como carro-chefe entre as tendências nos coffee breaks, além do aumento da inserção de estações que preparam pratos em tempo real durante os eventos.

“Por exemplo, estações com preparo de tapioca, com cozinheiros bem preparados, se torna o highlight dos coffee breaks. Acreditamos firmemente que a primeira impressão é sempre a que fica para o cliente”, diz Mansfeld.

Coffee Breaks - Christian_Mansfeld

Mansfeld enumera principais tendências dos coffee breaks para 2023

 

Voltando à sustentabilidade, Mansfeld reforça que, para que os hotéis diminuam os impactos ambientais, a forma de servir água, iogurtes e outras bebidas está sendo completamente alterada. “Hoje, a tendência é o uso de embalagens reutilizáveis, não só para as bebidas, mas também para as comidas. E, por fim, acredito também que os chás passarão, em breve, a fazer parte dos coffee breaks brasileiros. O mercado é muito acostumado com café, mas chás refrescantes serão uma boa opção, principalmente em períodos mais quentes”, finaliza.

(*) Crédito da capa: RitaE/Pixabay

(**) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News