No início de 2022, Antonia Mota passou a atuar como gerente de A&B (Alimentos & Bebidas) do Hotel Nacional após encerrar o processo de desmonte do departamento do Maksoud Plaza, fechado em 2021. Com chegada de 2023, a profissional deixou o icônico empreendimento carioca, hoje operado pela WAM Hotéis, para assumir o mesmo cargo no Grande Hotel Termas de Araxá (MG), do Grupo Tauá de Hotéis. O edifício tombado como patrimônio histórico foi reaberto ao final do ano passado com um novo posicionamento de mercado.

“Além da questão de mão de obra qualificada, o Hotel Nacional passava por um momento de mescla de público, com a introdução da multipropriedade”, conta Antonia. “O principal desafio era solidificar o departamento de Gastronomia para que não dependesse da hospedagem e dos eventos. Para isso, tivemos de popularizar o empreendimento entre os moradores de São Conrado e garantir uma consistência de serviços e produtos para que frequentassem os restaurantes e bares por si só”, acrescenta.

Com o novo cargo, a profissional revela que o principal objetivo é transformar o Grande Hotel em um produto de  luxo, razão pela qual a propriedade passou por um intenso retrofit. “É um hotel voltado ao bem-estar, saúde e relaxamento dos hóspedes, e isso exige uma gastronomia de alta qualidade”, explica. “Temos a proposta de valorizar os produtores locais e impulsionar a economia da região. Por estarmos um pouco afastados, o grande desafio é trazer essa excelência de serviços com produtos locais de alta qualidade”, complementa Antonia.

Trajetória profissional

Formada em Hotelaria e Tecnologia da Hotelaria pela Hotec, Antonia Mota é também pós-graduada em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação, Gestão de Serviços de Alimentação pelo Senac. A profissional iniciou sua carreira em 2001, como encarregada do Restaurante Família Lopes. Posteriormente, a gerente seguiu acumulando diferentes experiências na hotelaria, sempre com foco no departamento de Gastronomia.

Sua trajetória no setor começou, oficialmente, em 2005, na Rede Estanplaza de Hotéis, onde atuou por três anos como assistente de A&B (Alimentos & Bebidas). Em 2008, assumiu o cargo de gerente de A&B na Blue Tree Hotels. Desde então, ocupou a mesma posição no Estanplaza e em diversos outros hotéis e redes hoteleiras, como o Etoile Hotels, Hotel WZ Jardins, Maksoud Group e WAM Hotéis.

“Desde a pandemia, a gastronomia dentro do hotel passou a ser muito mais valorizada. O que antes pensavam ser um problema, hoje é um dos principais produtos do setor”, avalia Antonia. “A gastronomia precisa ser de grande atração para que o hóspede opte por ficar e aproveitar todas as refeições que o empreendimento tem a oferecer. De forma geral, os hoteleiros perceberam isso, que se bem administrado pode ser muito lucrativo”, finaliza.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal