A CleverTap, plataforma de retenção e engajamento para marcas que priorizam seus aplicativos móveis, divulgou seu relatório de referência para o setor de turismo. De acordo com o estudo, 80% dos usuários de aplicativos de viagens que se inscrevem o fazem em 31 segundos, enquanto apenas 42% fazem uma transação no primeiro mês.

De acordo com a marca, a taxa de conversão é significativamente menor se considerarmos os números de aplicativos fintech (95%) e foodtech (65%). Isso acontece porque os usuários não diferem os apps de viagem da interação com os antigos agentes. Em outras palavras, embora eles possam se inscrever prontamente em uma plataforma, reforçando as tendências contactless do turismo, o processo de fazer uma transação pode acarretar as mesmas reservas do modo tradicional. Superar esse desafio exige que os profissionais do setor coloquem ênfase especial em suas estratégias de retenção, indo além e fornecendo valor significativo aos clientes.

“Hoje, com mais de um bilhão de usuários de aplicativos de viagens, as marcas devem enfatizar a retenção mais do que nunca. Às vezes, um leve empurrão aqui ou um pequeno lembrete ali podem ser suficientes para fazer com que os usuários concluam transações não realizadas ou voltem a se envolver com o aplicativo. Entretanto, para maximizar o valor da vida útil do cliente a longo prazo, os profissionais de marketing precisam ser ágeis e identificar pontos fracos nas métricas do aplicativo de forma proativa”, diz Jacob Joseph, vice-presidente de Ciência de Dados da CleverTap.

Outros dados

Para produzir o relatório sobre o turismo, a CleverTap analisou 17,9 bilhões de notificações push, 3,8 bilhões de e-mails, 919,1 milhões de mensagens no aplicativo e um total de 64,17 milhões de usuários ativos mensais. As descobertas refletem dados coletados na Ásia-Pacífico, Europa, Índia, América Latina, Oriente Médio e América do Norte. Entre os principais insights fornecidos, estão:

  • Taxa de instalação para inscrição: 1 em cada 4 usuários que instalam aplicativos de viagem (28%) acabam se inscrevendo na primeira semana.
  • Tempo médio de inscrição: 80% dos usuários que se inscrevem, o fazem em até 31 segundos após iniciar o aplicativo pela primeira vez.
  • Taxa de inscrição para conversão: 42% dos usuários recém-inscritos fazem uma transação no primeiro mês.
  • Tempo médio para converter: 36% dos usuários recém-inscritos passam da integração para um engajamento mais profundo no funil dentro de uma semana após a integração.
  • Frequência da sessão: em média, os usuários de aplicativos de viagem iniciam seu aplicativo cerca de 12 vezes por mês.
  • Taxa média de retenção na primeira semana: 13% dos usuários recém-inscritos fazem transações repetidas na primeira semana.
  • Taxa média de cliques para notificações push: Em média, 5,29% dos usuários do Android e 3,97% dos usuários do iOS clicam e interagem com as notificações push.
  • Taxa média de cliques para notificações no aplicativo: A taxa de cliques para notificações de viagens no aplicativo é de 22,8%.
  • Taxa média de abertura de e-mail: 35,17% dos usuários abrem e-mails enviados por empresas de aplicativos de viagem
  • Quociente médio de aderência: os aplicativos de viagens têm um quociente de aderência de 18%, o que indica que menos de um quinto dos usuários ativos mensais (MAUs) retornam consistentemente ao aplicativo.

“Nosso relatório de benchmark abrange bilhões de pontos de dados, incluindo notificações push, e-mails e notificações no aplicativo, dando aos profissionais de marketing uma visão holística do setor. Juntamente com nossa plataforma, que abrange toda a vida útil de um cliente, estamos confiantes de que isso equipará esses profissionais com as ferramentas para elevar ainda mais o nível”, finaliza Joseph.

(*) Crédito da foto: Pexels/Pixabay