A retomada do turismo e hotelaria trouxe muitas mudanças nos hábitos dos consumidores. Na gastronomia, totalmente atrelada a esses setores, não é diferente. Hoje, cada vez mais pessoas se interessam pela culinária vegetariana e vegana. Na 4ª edição da Anufood Brazil, que acontece de 11 a 13 de abril no Distrito Anhembi, em São Paulo, o tema será discutido no espaço Hospitality Trends, que receberá uma série de palestras.

“Em linhas gerais, tivemos aumento de demanda desse público, por questões de saúde e também relacionadas à proteção animal. É uma parcela ainda pequena, mas notamos aumento considerável dessa necessidade das pessoas”, afirma Raphael Martini, gerente geral do Novotel Morumbi, em entrevista ao Hotelier News.

“É importante debater isso para que tenhamos bons produtos, que atendam às necessidades desse grupo. Essa iniciativa aumenta a inclusão e, consequentemente, gera mais receita para os empreendimentos. Esse debate na Anufood vai servir também para abrir a cabeça do público, dos operadores de restaurantes e hotéis”, completa.

Martini afirma ainda, que as refeições vegetarianas e veganas podem ser tão saborosas quanto as de origem animal. “Foi-se o tempo em que uma comida vegana ou vegetariana era sinônimo de algo sem gosto. Não é mais uma simples abobrinha refogada que irá agradar o cliente. Precisamos estar sempre atualizados”, conclui.

Mercado em crescimento

Fabio Zukerman, fundador e CEO do Grupo Planta, também participará da palestra na Anufood, e afirma que os mercados vegetariano e vegano vêm crescendo consideravelmente. “Temos pesquisas recentes que mostram que mais de 60% dos brasileiros têm intenção ou estão reduzindo o consumo de carne e derivados animais”, destaca.

Anufood - Fabio_Zukerman

Zukerman analisa crescimento dos mercados

“O planeta, hoje, tem uma população de 8 bilhões de pessoas. Dessas, 1 bilhão está em estado de insegurança alimentar ou fome. Isso significa que não estamos conseguindo alimentar essa população, mas ao mesmo tempo conseguimos garantir a alimentação de milhões de animais para consumo humano. Grãos que poderiam nos alimentar diretamente vão para os animais”, acrescenta.

Zukerman ressalta que, do total da população mundial, cerca de um quarto é formada por millenials, uma geração que já possui valores humanos e ambientais diferentes, reforçando a importância de debater o tema. “Hoje, em quase todos os grupos sociais, há pelo menos um vegetariano ou vegano. Eliminando os derivados animais, conseguimos melhorar o CMV (Custo por Mercadoria Vendida), agradar mais pessoas e reduzir os impactos ambientais, visto que a agropecuária intensiva é algo extremamente prejudicial”, explica.

“Precisamos fazer algo para melhorar. Atualmente, temos opções maravilhosas, cada vez mais baratas, e grandes empresas atuando fortemente nesse setor. Comida é cultura, é vida e temos que estar alinhados com esses novos hábitos de consumo”, finaliza.

A palestra será realizada no dia no dia 12 de abril às 13h, abrindo a programação do Hospitality Trends. O momento também contará com a participação de Denise Bernardino, diretora do Hotel Serra da Estrela (SP) e mediação de Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News.

(*) Crédito das fotos: Reprodução/LinkedIn

(**) Na capa: Raphael Martini 

(***) Na foto interna: Fabio Zukerman