Com o passar dos anos, o consumidor tem estado cada vez mais preocupado com questões que envolvam os animais, o meio ambiente e a sustentabilidade. Uma prova evidente disso é o aumento da oferta de produtos veganos nos restaurantes brasileiros. Pesquisa da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) aponta que 46% dos brasileiros estão tirando a carne do prato ao menos uma vez por semana. Outros 32% escolhem a opção vegana nos estabelecimentos. Diante dessa tendência em ascensão, o tema terá atenção especial na Anufood Brazil, que será realizada de 12 a 14 de abril, no São Paulo Expo.

“Houve mudança significativa no consumo na última década no Brasil com a demanda de vegetarianos, flexitarianos e veganos. O consumidor está buscando mais alimentos saudáveis e os supermercados e operadores de food service já estão atentos e buscam ampliar as opções que seus negócios oferecem a esse público crescente”, avalia Michael Fine, gerente da Anufood Brazil.

Na hotelaria, alguns empreendimentos estão aderindo à alimentação orgânica para estimular práticas sustentáveis. É o caso do Blue Thermas Lins (SP), que criou horta própria com o intuito de oferecer opções mais saudáveis em sua estrutura de A&B (Alimentos & Bebidas).

Outros estudos da SVB apontam ainda que o número de brasileiros que se declara vegetariano tem crescido rapidamente, chegando a 14% da população. Além disso, em levantamento recente, o Ibope observou crescimento de 75% no consumo de alimentos veganos de 2012 a 2018. A SVB estima que atualmente o mercado brasileiro conte com 30 milhões de vegetarianos e 7 milhões de veganos.

“Não é coincidência que a Anufood Brazil 2022 tenha um aumento expressivo na quantidade de expositores com produtos voltados ao segmento”, complementa Fine. A tendência é de que o número de consumidores conscientes continue crescendo.

Ainda segundo os dados da SVB, 55% dos brasileiros afirmam que consumiriam produtos veganos se estivessem melhor indicados nas embalagens. Outros 60% pontuam que incluiriam esses itens no dia a dia se possuíssem o mesmo valor dos alimentos que estão acostumados a consumir. Além disso, 63% da população afirmam querer reduzir o consumo de carne.

O potencial de crescimento também é expressivo no mercado das carnes vegetais. De acordo com o relatório Plant-Based Meat: Processing Alternatives and Ingredients Assessment, a estimativa é de que o mercado atinja US$ 5,60 bilhões até 2024.

Mudanças no perfil de consumo

A mudança nos hábitos de consumo no Brasil tem transformado não só supermercados e o mercado de food service, mas também estimulou o surgimento de food techs. Essas startups trabalham produzindo alimentos similares aos de origem animal.

Essas empresas atendem não só ao público vegano, mas também a pessoas alérgicas ou que simplesmente optam por uma alimentação mais saudável. É o caso da NoMoo, empresa carioca que produz laticínios à base de castanha de caju, que estará presente na Anufood Brazil 2022.

“As pessoas vêm buscando alternativas à alimentação tradicional, por motivos de saúde, ideologia e até emagrecimento. A maioria dos consumidores da NoMoo não é composta por veganos. Trata-se de um público flexitariano ou wellness, que busca alimentação mais consciente e saudável. Já observamos uma tendência de pessoas dispostas a diversificar a alimentação, o que tende a crescer muito nos próximos anos”, avalia Marcelo Doin, sócio-fundador da NoMoo.

Anufood Brazil 2022: expositores

Além da NoMoo, a Wine & Spirit também estará presente no evento, juntamente com o Peter Smith, proprietário da marca. Na ocasião, a empresa promoverá a degustação do Besos de Oro, creme de brandy 100% vegano.

“Vemos agora um mundo onde cada vez mais vegetarianos e veganos estão presentes como parte importante e crescente do ambiente varejista, e não mais considerados como outsiders ou ativistas”, afirma Dale Sklar, diretor da Wine & Spirit.

Serviço

Anufood Brazil 2022

Data: 12 a 14 de abril
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo-SP

(*) Crédito da foto: Divulgação/Anufood Brazil