Chegada a virada do ano, é sempre importante ficar de olho nas tendências de A&B (Alimentos e Bebidas) por muitas razões, que vão desde a satisfação do hóspede até a investigação de possibilidades de investimento inteligente. Neste sentido, uma boa referência é uma matéria publicada recentemente pelo Hotel News Resource, que traz elementos para todo o profissional da área ficar atento.

A reportagem tem com base pesquisas e relatórios de tendências de fontes como Mintel, Wholefoods e a Specialty Food Association, além de opiniões internas de professores especialistas da EHL – Hospitality Business School. E, entre os principais fatores contextuais pontuados pelo artigo, está o interesse por pratos diversos em todo o mundo.

De fato, os consumidores não apenas estão abraçando novos sabores, mas também buscam conexões culturais mais profundas por meio da comida. Há uma previsão de aumento de interesse em alimentos tradicionais, de pequenos produtores globalmente, destacando receitas ricas em sabor e narrativas pessoais.

Outra questão é a preocupação com o impacto ambiental dos alimentos, que deve permanecer significativa, com um foco crescente em sustentabilidade, redução da pegada de carbono e gestão do desperdício de alimentos. Por fim, é impossível não falar do tópico do momento: a tecnologia. A IA (Inteligência Artificial) pode vir a ser mais explorada como recurso de gestão, com possibilidades como prever os preços da carne com base em dados meteorológicos, financeiros e populacionais, por exemplo.

Principais tendências em A&B em 2024

Lei abaixo algumas das principais tendências apontadas na reportagem:

Segmento de bebidas deve liderar o crescimento do setor, impulsionadas pela inovação. Há uma demanda crescente por bebidas sofisticadas, de dose única, tanto efervescentes, quanto não efervescentes, além de cafés, chás e caldos funcionais. Essas bebidas terão pouco ou nenhum açúcar adicionado, sal ou ingredientes sintéticos, destacando sabores tropicais, ervas e botânicos de todo o mundo.

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A busca por experiências além do básico deve chegar ao segmento de A&B

A tendência do veganismo permanece forte, com grande potencial de mercado, à medida que os consumidores buscam estilos de vida mais saudáveis. Em 2024, contudo, esse tipo de alimentação retornará às origens, com ingredientes verdadeiramente à base de plantas, como vegetais, leguminosas, sementes e nozes, oferecendo uma alternativa nutricional densa à carne.

A pesquisa Global Consumer Trends de 2023, da ADM, revela que mais da metade dos consumidores globais (52%) se identificam como flexitarianos (pessoas que seguem uma dieta predominantemente vegetariana, mas ocasionalmente consomem carne ou produtos de origem animal). Isso levou muitas empresas a oferecer uma variedade mais ampla de opções de proteínas, atendendo à crescente demanda por ambos os tipos.

Produtos saudáveis e funcionais, principalmente bebidas, estão ganhando popularidade, oferecendo benefícios para a saúde. Avaliado em US$ 110 bilhões, o mercado de bebidas funcionais deve crescer a uma taxa anual composta de 8% nos próximos cinco anos. Redes sociais viram uma ascensão na popularidade de receitas de remédios hormonais direcionadas especificamente para mulheres, como salada de cenoura crua para gerenciamento de estrogênio, energy bites para ciclos menstruais e “mocktails sonolentos”.

Restaurantes que se especializam em pratos únicos, como bares de shawarma, hotpots, Burger and Lobster e The Meatball Shop, ainda não atingiram seu auge. Esses estabelecimentos estão explorando nichos específicos, oferecendo uma experiência única e otimizando inventários para maior lucratividade.

Por fim, com foco nas finanças, os consumidores estão procurando produtos com bom custo-benefício. A qualidade da experiência do cliente e do serviço se torna crucial, e, para o próximo ano, espera-se que 50% dos proprietários de restaurantes explorem novas fontes de receita, como mercearias, varejo e kits de refeições.

Talvez, hoteleiro, este seja o momento de pensar como expandir as possibilidades de lucro no setor A&B para além dos restaurantes e frigobares.

(*) Crédito da capa: freepic.diller/Freepik

(**) Crédito da foto: Freepik