O ano de 2023 foi movimentado para a Alagev (Associação Latino Americana de Eventos e Viagens Corporativas). A entidade, que completou duas décadas de atuação, apresenta seu balanço dos últimos 12 meses, além de anunciar a agenda de ações e expectativas para 2024.

Ao todo, foram 447 empresas associadas, sendo 45% fornecedores e 55% clientes, crescimento de 33% em relação a 2022. Em 2023, a entidade também totalizou 10 mantenedores e 17 comunidades — incluindo as recém-criadas GVLAT (Gestores de viagens LATAM); GERJ (Gestores de Eventos do Rio de Janeiro) e CMOB (Comunidade de Mobilidade Corporativa).

A Alagev ainda realizou oito projetos de pesquisas e ações com parceiros, 63 reuniões setoriais, quatro reuniões globais e 15 participações em eventos ao longo de 2023.

Em janeiro, a associação promoveu a Jornada Virtual pré-LACTE POP UP Experience gratuita sobre a experiência do viajante de negócios com temas como “Experiência no Metaverso: vai vingar ou é só buzz?”, “Afinal o que pode ser mais inovador na experiência de hospitalidade?”, “Cada um sabe a dor e a delícia de ser um viajante de negócios; e os gestores, como ajudam?”

Luana Nogueira

Luana Nogueira assumiu a diretoria executiva

Eventos e ações

Abrindo o calendário de eventos do turismo, a Alagev realizou a 18ª edição do Lacte, no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, reunindo mais de 1,3 mil participantes, sendo 40% gestores de viagens e eventos e 60% fornecedores, 100 palestras e mais de 70 patrocinadores.

Às vésperas do Lacte, a Alagev realizou a 1ª edição do 5K LACTE Desafio – Correr Com Propósitos. O evento reuniu cerca de 50 participantes da comunidade de esportistas e entusiastas da associação para uma corrida/caminhada e contemplou uma ação solidária.

Ao longo do ano, a entidade ainda promoveu outras iniciativas, como a parceria com o Dubai Business Events para a 1ª edição da Dubai Business Study Mission – MICE, projeto que levou 10 gestores de eventos corporativos para os Emirados Árabes.

No final de setembro, a associação o LAMEC (Latin American Events and Meetings Congress), ao lado da MPI Brazil, em evento no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo.

No mesmo mês, a entidade embarcou para a Argentina para o Lacte LATAM Buenos Aires. O evento, que aconteceu no Hilton Buenos Aires, contou com palestras sobre as principais tendências do setor e a presença de mais de 120 pessoas.

Mudanças internas

Em novo pleito realizado em março, durante a 18ª edição do LACTE, a Alagev ratificou a eleição por aclamação do novo conselho administrativo, que assumiu no dia 1º de maio.

Em outubro, Luana Nogueira passou a integrar a equipe da entidade e assumiu o cargo de diretora executiva após a saída de Giovana Jannuzzelli.

Inovação e ESG

A entidade também integra o Turistech Hub Brasil, hub dedicado a liderar a agenda da inovação por um turismo mais competitivo e sustentável, com o apoio de outras associações do setor.

Em novembro, a Alagev realizou o evento Hub ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), no Hotel Renaissance, na capital paulista. Na ocasião foram anunciados os integrantes do novo conselho consultivo do Hub ESG, formado por especialistas do segmento.

Pesquisas e levantamentos

Ao longo do ano, foram anunciados os estudos Guia ESG e os conselheiros e o e-book Caminhos de inclusão racial, uma jornada pela igualdade negra nas viagens e eventos corporativos.

Outro destaque entre as novidades foi o projeto Educa, que, em janeiro de 2024, terá o lançamento online e apresentará a agenda completa de workshops. Durante 2023, a iniciativa criou ações personalizadas in company e manterá esse programa ao longo do próximo anos.

O Levantamento de Viagens Corporativas, criado pela FecomercioSP em parceria com Alagev, registrou números positivos. A última pesquisa revelou que as despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas em setembro atingiram R$ 10,87 bilhões, valor que demonstra um crescimento anual de 3,3% e que representa um incremento de R$ 344 milhões de faturamento ao setor.

(*) Crédito da capa: Nayara Matteis/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Divulgação/Alagev