Sentindo os efeitos da guerra com a Rússia, os habitantes da Ucrânia estão recebendo ajuda solidária de diversos países, sob as mais diferentes manifestações. Uma delas, em específico, tem chamado bastante atenção. No país, o Airbnb tem registrado aumento exponencial de reservas de pessoas do mundo inteiro, mesmo sem intenção de fazer check-in. A iniciativa faz parte de uma campanha para arrecadar verba para os ucranianos afetados pelo conflito, segundo a CNN.

E a ideia tem ganhado cada vez mais força. De acordo com um porta-voz da empresa, que faturou US$ 6 bilhões em 2021, mais de 61 mil room nights foram feitos nos dias 2 e 3 de março. Os norte-americanos respondem por mais de 50% dessas estadias. Além disso, Reino Unido e Austrália também têm participação considerável no número total de reservas.

O Airbnb afirmou que está oferecendo moradia temporária em países vizinhos para até 100 mil ucranianos, que estão fugindo do país por conta da guerra. Além disso, a OTA também está isentando as taxas de hóspedes e anfitriões no país.

“Estamos muito honrados com a generosidade de nossa comunidade durante este momento de crise”, afirma Haven Thorn, porta-voz da empresa. Ele ressalta ainda que pessoas que desejam hospedar ucranianos devem acessar o site do Airbnb para obter mais informações sobe como proceder.

Anfitriões recebem mensagens de solidariedade

A campanha para que hóspedes reservem acomodações na Ucrânia começou online, com apoiadores solicitando que as reservas fossem feitas o mais próximo possível da data do check-in, para que os anfitriões recebessem o dinheiro rapidamente.

Juntamente às solicitações de reservas, muitos hóspedes estão deixando mensagem de apoio com o intuito de encorajar os ucranianos neste momento de crise.

(*) Crédito da foto: InstagramFOTOGRAFIN/Pixabay