O Airbnb divulgou hoje (16) o balanço do quarto trimestre de 2021. De acordo com o levantamento, a empresa faturou US$ 1,5 bilhão no período. O resultado representa crescimento de 78% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, a companhia fechou 2021 com receita de US$ 6 bilhões, o que configura, nas palavras da própria organização, no “melhor ano da história”, revela o Phocuswire.

O EBITDA Ajustado, por sua vez, atingiu US$ 333 milhões no quarto trimestre de 2021. O valor é inferior ao atingido no trimestre anterior, de US$ 1 bilhão. O resultado, por outro lado, supera as perdas registradas no mesmo período em 2019 (US$ 276 milhões) e 2020 (US$ 21 milhões). No acumulado do ano, o indicador atingiu US$ 1,6 bilhão.

A empresa registrou ainda, lucro líquido recorde no período, chegando a US$ 55 milhões, em comparação ao prejuízo líquido de US$ 3,9 bilhões no mesmo período de 2020. Os pernoites reservados também apresentaram crescimento. De acordo com a empresa, o faturamento foi de US$ 73,4 milhões, resultado que representa aumento de 59% frente a 2020.

A receita desse indicador, porém, sofreu queda de 3% frente ao quarto trimestre de 2019. Em call com analistas, Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb, afirmou que o número total de pernoites reservados aumentou 8% frente ao ano pré-pandemia. No acumulado de 2021, o avanço foi de 56%, totalizando receita de US$ 300,6 milhões.

Outros indicadores

No período, o valor bruto de reservas foi de US$ 11,3 bilhões, que representa avanço de 91% frente a 2020. A empresa atribui o resultado à forte recuperação das reservas de pernoites, aliada à elevação das diárias médias. No acumulado do ano, a empresa atingiu US$ 46,9 bilhões, alta de 96% em relação ao ano anterior.

A empresa pontua também, que o crescimento do bleisure – tendência que une lazer e trabalho – teve impacto direto na duração média das viagens, que avançou 15%. Quase metade dos pernoites reservados no quarto trimestre foram para uma semana ou mais. Além disso, um em cada cinco pernoites reservados tinha duração de um mês ou mais. As long term stays respondem por 22% dessas reservas. Em relação a igual período de 2019, o aumento foi de 16%.

O Airbnb afirmou que a variante Ômicron teve menos impacto nas reservas e cancelamentos do que a cepa Delta. Em dezembro de 2021, os pernoites brutos reservados cresceram mais de 40% frente a 2020 e a taxa de cancelamento também foi inferior em comparação ao mesmo período. No ano passado, a comunidade de anfitriões da companhia faturou US$ 34 bilhões.

Já as despesas com vendas e marketing no quarto trimestre totalizaram US$ 217 milhões. No indicador, a queda foi de 70% em relação a 2020. A campanha Made possible by Hosts, lançada no início de 2021, lançou novos anúncios e resultou em aumento de 20% do tráfego para a plataforma frente ao quarto trimestre de 2019.

Com o programa Ask A Superhost, o número de novos anfitriões ativos recrutados por meio da iniciativa mais que dobrou no período, em comparação ao terceiro trimestre. O Airbnb aponta ainda, que o recurso I’m Flexible foi utilizado quase 800 milhões de vezes, superando os 500 milhões observados no trimestre anterior.

Prioridades

Chesky pontua que a única prioridade do Airbnb em 2021 era se preparar para a recuperação do segmento de viagens. Para isso, a empresa lançou mais de 150 atualizações com o intuito de melhorar a experiência do cliente.

O CEO da empresa disse também que milhares de pessoas foram ouvidas, a fim de entender quais são os principais obstáculos para se tornar um anfitrião. Assim, a empresa deve trabalhar sistematicamente nessas preocupações.

“O Airbnb pode ser muito mais que um mercado. Nosso objetivo é antecipar as necessidades dos hóspedes por meio de um serviço mais personalizado. Estamos em meio à maior mudança de viagens desde o advento dos voos comerciais”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Phocuswire