Após discutir sobre multipropriedade, a ADIT Brasil apresentou outro debate ao mundo da hotelaria. A passos curtos, aliar tecnologia aos hotéis é visto como ação inevitável, mas o que isso exige? Segundo especialistas presentes no webinar, realizado na manhã de hoje (20), a resposta gira em torno da atualização de processos e entendimento da mão-de-obra.

Durante a conversa, os participantes apontaram que a fusão entre ambos setores já é uma realidade. Mesmo ainda no começo, foi unânime que mídias sociais facilitam e pulam etapas, estas que se tornaram obsoletas e, aos dias atuais, apenas desaceleram o crescimento.

Com a moderação, Lizete Ribeiro, diretora Comercial e Marketing da Tauá Hotéis, começou questionamentos voltados ao panorama atual: pandemia da covid-19. Aos convidados, a executiva questionou as principais mudanças e aprendizados até agora.

ADIT Brasil: implementação

Primeiro a falar, Miguel Diniz, gerente geral de Experiência, Marketing e Vendas da Aviva, citou que o período serviu, por exemplo, como instrumento para adaptar uma comunicação mais rápida com clientes.

“Com as dúvidas que protocolos de saúde geraram, tínhamos o desafio de saná-las da forma mais clara possível. No primeiro momento, então, um bom uso de mídias sociais foi importante para manter contato com hóspedes na fase do ‘fique em casa’. Depois, com a ‘retomada’, isso serviu para cogitarem nossos produtos”, explica.

Na mesma linha, o chefe do Comercial da Accor para América do Sul, André Sena, apresentou o lado do segmento corporativo, forte da gigante francesa. Como a verba de companhias diminuiu, o executivo afirma que a rede também precisou se adaptar para outros nichos. No entanto, ele explica que houve mudança natural no comportamento do ecommerce.

ADIT Brasil

Profissionais de GJP, Aviva, Tauá e Accor participaram do encontro virtual

“A volta das restrições trouxe aumento de famílias buscando por quartos duplos e estadas mais longas. As compras pelo aplicativo dispararam em meio a pandemia, além do mobile (app e OTA’s) representar a maior parte das reservas frente desktops e outros meios. Esse é um caso de atualização, principalmente do consumidor”, diz.

Por fim, Bruno Valente, chefe de TI (Tecnologia da Informação) da GJP Hotels deixou suas considerações iniciais sobre o assunto. De acordo com ele, a mudança promovida internamente com a pandemia tirou empreendimentos da zona de conforto. Por isso, utilizar a tecnologia para superar dificuldades se tornou obrigatório.

“Nosso case de sucesso é o chatbot instalado em janeiro de 2021. Com isso, ganhamos tempo, convertemos mais vendas e aproveitamos o melhor desse tipo de solução”, salienta.

Captação e tradução dos dados

Outro desafio ainda pouco tratado no Brasil, segundo os palestrantes, é a forma como dados são captados e traduzidos na hotelaria. Em suma, todos pensam que há pouca expertise quando falamos de usar informações cadastrais para melhorar vendas, por exemplo. A tônica é que essa falha é cultural, não tecnológica.

“Uma mapeamento ruim acontece por uma série de motivos. Pode ser a gama excessivamente diversificada de fornecedores ou a estratégia aplicada para colher os dados. Em todos os casos, o resultado é a falta de padronização e processos mais lentos”, afirma Valente.

Em complemento, Diniz deixa claro que a melhora só acontece, então, quando o tratamento dos dados é feito bem. “A equação é essa: dados captados e traduzidos de forma legível se transformam em informações. A partir disso, estabelecemos estratégias de venda e marketing, por assim dizer, e conseguimos resultados”, pontua.

Personalizar e fidelizar

A tecnologia permeia, como é notável, muitas áreas. Por isso, personalização e fidelização, objetivos finais de qualquer hotel, são peças fundamentais à entrada da tecnologia na hotelaria. Nisso, a captação de dados é a forma de colocar em prática ambas ações. Outra maneira é a busca por parcerias, como a Accor e o PSG, aumentando alcance da marca por meio dos jogadores de futebol.

A utilização do WhatsApp para meios comerciais também é um dos caminhos para fortalecer o relacionamento e ampliar vendas (agilidade e facilidade).

(*) Crédito da capa: Firmbee/Unsplash

(**) Crédito da foto: Reprodução Webinar Adit Brasil