A Resorts Brasil divulgou hoje (14) a 6ª edição do Radar Resorts Brasil. O informativo, criado em 2021 em parceria com a JLL, MyHotel, Senac-SP e STR, traz os números finais do desempenho dos empreendimentos associados em 2022 em comparação a 2021. No geral, o segmento conseguiu superar os níveis pré-pandemia, apesar da leve retração observada no último trimestre.

Segundo os números do relatório, a ocupação média foi de 64% no quarto trimestre de 2022, baixa de 6,25% em relação a 2021. Frente a 2019, contudo, o indicador avançou 18%. Já no acumulado do ano, os resorts associados registraram aumento de 10% na comparação com o último ano pré-pandemia.

Já o TRevPar avançou 53% no quarto trimestre na comparação com igual período de 2019, para R$ 1.096. Com isso, o indicador encerrou o ano de 2022 em R$1.005, o que representa aumento de 52% frente ao ano pré-pandemia.

“O 4º trimestre apresentou uma leve retração na ocupação em relação ao mesmo período de 2021 (68%), puxada principalmente pelos resorts de praia”, pontua Rodrigo Vaz, diretor Comercial do Grupo Leceres. “Por outro lado, conseguiram uma recuperação de tarifa mais efetiva do que os resorts de interior, especialmente em dezembro, aproveitando o período de festas”, acrescenta.

Mais números

Com base nos dados da JLL, a região Nordeste tem a maior oferta de quartos da amostra, com 53,9% do total. Em seguida, aparecem o Sudeste (23,8%), Sul (14,6%), Centro-Oeste (7,5%) e Norte (0,2%). Ao todo, são 133 empreendimentos com 31,3 mil UHs, sendo 81 localizados em destinos de praia e 52 no interior.

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Picka diz estar satisfeito com  resultado

A Resorts Brasil prevê ainda a abertura de mais 10 projetos (3,7 mil quartos) nos próximos anos, sendo seis no litoral e dois no interior do Nordeste e os demais em cidades secundárias e terciárias nas regiões Sul e Sudeste.

Já a análise dos indicadores operacionais dos resorts é realizada pela JLL, com apoio da Resorts Brasil. A amostra de 13 resorts participantes (3,7 mil UHs) revela que a receita bruta por UH cresceu 19% no quarto trimestre (para R$ 79 mil) e 54% na média mensal do ano de 2022 (R$ 23,4 mil). Quanto às despesas por total de UH, que cresceram 10% no quarto trimestre (R$ 39,1 mil), foi registrada alta de 29% na média mensal do ano (R$ 11,7 mil).

“A ajuda das empresas parceiras é fundamental para garantir um conteúdo sólido para os associados. Estamos muito satisfeitos com o resultado final e esperamos aprimorar ainda mais as informações que trazemos no Radar”, afirma Marcelo Picka Van Roey, presidente da Resorts Brasil.

“Desejamos que o Radar Resorts Brasil contribua no momento da tomada de decisão dos investidores e gestores”, alega Ana Biselli Aidar, presidente executiva da entidade. “Buscamos oferecer informações relevantes e confiáveis e, a cada nova edição do Radar Resorts Brasil, queremos surpreender o mercado com mais dados e mais engajamento dos associados” acrescenta.

Para mais informações detalhadas sobre o setor de resorts brasileiros, basta acessar o site da Resorts Brasil ou clicar no link para conferir a edição completa do documento.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa / Hotelier News