Realizada entre os dias 11 e 13 de abril no Distrito Anhembi, em São Paulo, a quarta edição da Anufood Brazil recebeu mais de 13 mil visitantes. O resultado dessa movimentação foi a geração de negócios para as mais de 300 empresas expositoras. A próxima edição da feira de A&B, que a partir de 2024 terá o nome de Anuga Select Brazil, está confirmada para acontecer entre os dias 9 e 11 de abril de 2024, no novo pavilhão do Anhembi, sob a gestão da GL Events.

“Mais uma vez, a Anufood entregou o que ela tem de melhor: negócios e leads com qualidade e quantidade para quem está expondo. A feira também conseguiu oferecer conhecimento e capacitação com mais qualidade e tempo. Foram 90 horas de conteúdo nos congressos, palestras e workshops. Além disso, ampliamos o espaço para as pequenas e médias empresas se relacionarem com players do setor de A&B”, afirma Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora do evento.

Esta edição contou com 11 pavilhões internacionais e expositores de 23 países, com representantes dos Estados Unidos, Argentina, Peru, Uruguai, Itália, Alemanha, Turquia, Indonésia, Sri Lanka, Tailândia e China, e com a maior participação dos países das Américas. Para Polliana Claudino, gerente de Projetos da Anufood Brazil, os números refletem uma tendência mundial de regionalização em eventos B2B presenciais, bem como o potencial de crescimento no comércio entre esses países no segmento de A&B.

Sustentabilidade em foco

A sustentabilidade foi valorizada pela Koelnmesse Brasil para essa edição do evento, que foi totalmente neutra de carbono, por meio da parceria com a Agro Carbon 360 e Abrarastro (Associação Brasileira de Rastreabilidade de Alimentos).

“Participamos da Anufood Brazil desde a primeira edição, sempre trazendo novidades e tecnologias. Esse ano, a gente veio com um mercado de carbono voluntário, com um de nossos associados, a Agro Carbon 360, que está trabalhando esse mecanismo de crédito de carbono para pequenas, médias e grandes propriedades, além da certificação de empresas”, diz Andrei Baccarin, presidente executivo da Abrarastro.

“Foi bastante gratificante, pois conseguimos fazer negócios entre os próprios expositores, como também com os visitantes, que vêm em busca de novas tecnologias e benefícios para a sustentabilidade”, completa.

Resultados superam expectativas

Participante de todas as edições da feira, a Embrapa celebrou os resultados da Anufood Brazil 2023. “A Embrapa encerra sua participação na feira abrindo negociações com diversos interessados em suas soluções tecnológicas para inovação aberta e mostrando que, mesmo após 50 anos, ainda tem muito a contribuir para o sistema alimentar brasileiro”, ressalta Celso Moretti, presidente da entidade.

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) também falou sobre o desempenho positivo da Anufood. Ana Sales, diretora de Eventos da Associação afirma que o evento possibilitou o estreitamento de contato com os pequenos produtores. “Esses são nossos parceiros desde sempre e, para nós, e poder tê-los encontrado durante o evento foi muito positivo”, acrescenta.

Também participaram da feira empresas e entidades como Auren Energia, SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) e Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas), que discutiram tendências e novidades para o segmento de gastronomia.

Expositores veem evolução no A&B

Para Carlos Guartieri, gerente de Marketing da empresa mineira Queijos Bandeira, a edição 2023 da Anufood foi a melhor. “Este ano foi muito mais produtivo para nós. Acredito que teremos bons feedbacks de clientes para negócios futuros a partir dos contatos feitos aqui, pois sentimos os visitantes mais focados em compras. Estamos ansiosos para voltar no ano que vem”, salienta.

Com foco mais social, o Mesa Brasil Sesc foi uma das entidades presentes no evento. “Estou muito impactado positivamente com as relações construídas e de como conseguimos mostrar o que fazemos. É uma feira de relacionamentos, negócios, e poder falar do programa Mesa Brasil num espaço dessa magnitude é fundamental para o fortalecimento da nossa rede, para o conhecimento, engajamento, sensibilização e mobilização das pessoas’, diz René Lopo Neto, analista do programa.

Capacitações, palestras e rodadas de negócios

Neste ano, a feira ofereceu aos visitantes diversos conteúdos com o 4º Congresso Anufood GVAgro/Fiesp, o 3º Congresso Abir, o 4º Encontro Abrasel, o 2º Congresso Supermercados de Bairro, diversos workshops, além de dois dias de palestras sobre temas diversos no espaço Hospitality Trends.

As rodadas de negócios, por sua vez, tiveram 2,1 mil reuniões entre compradores e empresas expositoras. Gabriel Walmory, sócio da Broggini e curador das rodadas, destaca que a procura superou as expectativas. “Tivemos, inicialmente, 1.251 pré-agendamentos de encontros. Mas durante a feira, muitas empresas pediram encaixe e isso provocou aumento de 60% no movimento”, afirma.

O FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) reuniu dez empresas compradoras e 12 fornecedoras em 120 reuniões. A entidade aponta que 83% delas têm expectativas de negócios para os próximos 12 meses, com valor aproximado de R$ 5,6 milhões.

Foco na inovação

Prioridade principal dos congressos, a inovação também ganhou atenção durante a feira. Um dos destaques foi o Boteco Saudável, realizado pela Abrasel-SP, que apresentou conteúdos sobre tendências globais de hábitos de alimentação saudável.

Outras novidades foram apresentadas no espaço Startup Zone by Mango Ventures, com conteúdo e networking para comunidade de startups de A&B, e o Workshop Apex by Peiex.

Por fim, os visitantes também puderam acompanhar outras atrações nos espaços Food Trends, Descobertas, Atmosfera Orgânica, Showroom Sindal de Equipamentos e Tecnologia e Vegan Experience.

(*) Crédito da capa: Lucas Barbosa/Hotelier News