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Ao pensar em soluções de marketing digital, é preciso focar em ações que se complementam e melhoram a experiência do cliente, desde o cenário pré-vendas (no despertar de interesse na viagem) até depois do check-out.

A importância do marketing digital para uma boa performance de vendas não é nenhuma novidade para o setor hoteleiro. Todavia, algumas iniciativas prioritárias podem ser o pontapé inicial para os hotéis que ainda não sabem por onde começar.

Karol Garrett, head de Inovação da Unna Hospitality, listou três ações essenciais de marketing digital para catalisar o volume de reservas de empreendimentos hoteleiros:

1- Inbound marketing

O inbound marketing serve para atrair, vender e fidelizar hóspedes por meio de conteúdos que sejam relevantes para ele. Por isso, é importante saber qual é o seu público para que a geração de conteúdo atinja o maior número de clientes potenciais para o seu hotel.

O maior erro dos hotéis é pensar no inbound de forma isolada para atração dos hóspedes, isso porque, se você não fecha do ciclo de atração e a fidelização deste cliente, ficará em um ciclo sem fim de captação atrás de captação, mas sem êxito de fidelização.

“Muitas vezes fidelizar o cliente não significa somente a recorrência dele, mas também indicações, publicações e marketing espontâneo da sua propriedade. Aqui quando cito o inbound, estou me referindo às reservas e comunicação direta com o hóspede, sem intermediários”, salienta a executiva.

Para um planejamento bem sucedido, é preciso traçar o perfil do cliente, para em seguida criar conteúdos que interessem a esse publico (reportagens, promoções, ofertas, campanhas de datas especificas, lâminas de feriados, dia dos namorados, etc).

“Desta forma, o hotel cria conteúdo com ganchos que possa se aproximar do próximo passo: criar relacionamento com esse cliente para, em seguida, efetivar a venda”, pontua Karol. “Controlas os envios, mensagens, conversão, tempo de uma etapa para outra de forma manual é quase impossível quando falamos de clientes pessoa física. Imagine gerenciar 100, 200 ou até 300 conversas de WhatsApp? É muito difícil fazer o acompanhamento sem o uso de alguma tecnologia. Existem plataformas que automatizam este processo, como o RD station por exemplo, e fica muito mais fácil gerir a eficiência destas ações”, acrescenta.

2 – Website próprio

De forma lúdica, pense que seu website é a porta de entrada do seu hotel no mundo digital. É através dele que o hóspede terá uma impressão do seu empreendimento antes de se hospedar. E a página cumpre duas principais finalidades:

  • Externa: ter um layout amigável, conteúdo relevante que consiga ajudar o seu hóspede a tomar uma decisão de viagem, mas também possibilitar trazer informações relevantes sobre pontos de interesse, fotos e vídeos. “Vejo muitos sites de hotéis com fotos em baixa resolução e texto sem pensar no cliente. Para isso, faça uma experiência como usuário, examine qual desejo você teria pela sua propriedade olhando suas fotos e seu conteúdo. Dentre as muitas opções que temos hoje de hotéis, o que você mostra de diferencial especial no seu website?”, provoca a executiva.
  • Interna: aqui falamos de performance, afinal precisamos fazer com que o site atraia, converta e se posicione sempre da melhor forma. É importante analisar como está a navegabilidade da página. É demorado? Quantos segundos de uma página a outra? Como está a experiência do cliente no meu site? É possível obter informações e estatísticas com o mantenedor que administra a página. Este relatório é importante para saber o que está dando certo e o que precisa melhorar. Por exemplo: número de cliques alto, pouca conversão ou poucos cliques.

“Ainda falando de recursos no website próprio, também gera muita confiança, credibilidade e interação ter um blog constantemente atualizado. Dentro do conteúdo, é importante usar estratégias de SEO para que seu site seja mais facilmente encontrado em pesquisas no Google, por exemplo. Defina as palavras-chaves que você gostaria de ser relacionado e repita os mesmos termos dentro do texto, assim você vai aumentar sua relevância nos mecanismos de busca”, recomenda Karol.

3- Google Hotel Ads

Mais do que uma importante vitrine para vendas, estar bem posicionado no Google permite que o seu cliente tenha um engajamento maior com o seu hotel diretamente. Para iniciar os anúncios pagos, é preciso:

  • Identificar/cadastrar seu estabelecimento no Google My Business. Faça login na página do Google, insira sua localização e preencha as informações sobre o seu negócio.
  • Compartilhe seus preços no Google. Isso poderá ser feito através de algum sistema que o hotel tenha conectividade ou diretamente e manualmente pelo buscador.
  • Exiba os anúncios do seu hotel. O Google permite a geração de um link gratuito do seu website dentre as opções de buscas com outros parceiros. Faça uma pesquisa sobre seu hotel. Caso o seu site não apareça nas respostas do metasearch, esta é uma opção que você pode ativar e que ajudará a aumentar o tráfego para a página do empreendimento.

“Caso o hotel queira aumentar a relevância do seu anúncio, existe a opção de investir de acordo com seu orçamento.
O Google disponibiliza um tutorial para hotéis iniciantes que dá todo passo a passo para investir nos anúncios de forma direcionada ao público que está pesquisando por hospedagens. Diferente do Google Ads, o Google Hotel Ads é focado na demanda de quem está buscando por acomodações, ou seja, seu cliente potencial está ali”, explica Karol.

A Unna Hospitality fornece estratégias de marketing digital para hotéis, além de tecnologia de vendas e experiência do cliente para melhorar a performance e o faturamento dos parceiros. Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou (011) 4571-2150.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Unna Hospitality